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Title: SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AVALIAÇÃO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO.
Authors: GAVINA, VICTOR PINHEIRO
metadata.dc.contributor.advisor: Assaf, Andréa Videira
metadata.dc.contributor.members: Assaf, Andréa Videira
Gueiros, Renata Ferraiolo
Ditterich, Rafael Gomes
Issue Date: 2016
Abstract: Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) foram criados a partir do Programa Brasil Sorridente e tem como principal função servir como unidades de referência de atendimento especializado para atenção primária em saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes estabelecimentos em atenção secundária devem oferecer no mínimo os serviços de estomatologia, periodontia especializada, cirurgia oral menor, endodontia e atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE). O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos CEOs da região serrana do Estado do Rio de Janeiro por meio da satisfação dos usuários com necessidades especiais ou seus acompanhantes e pela percepção dos profissionais (gestores e cirurgiões-dentistas) que atuam nestes estabelecimentos de saúde. Para tanto, realizou-se entrevista pessoal padronizada com 159 indivíduos e 8 profissionais utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados quantitativos foram analisados de forma descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados revelaram uma avaliação positiva pelos PNEs para a maioria das dimensões no grupo total. A acessibilidade foi um aspecto negativo destacado pelos usuários. Houve diferença significante na satisfação dos usuários, entre as unidades de serviço. Em relação à percepção dos profissionais, observou-se uma avaliação negativa por parte dos cirurgiões-dentistas e gestores em todos os CEOs. No entanto, os CEOs A e B apresentaram mais avaliações positivas que os CEOs C e D nas dimensões da qualidade/variáveis estudadas, de acordo com os profissionais. A análise e interpretação dos dados qualitativos revelou a existência de 5 ideias-centrais para expressar a satisfação ou insatisfação dos usuários com os serviços prestados pelos CEOs (Cuidado Humanizado em Saúde, Resolutividade do serviço, Competência dos profissionais, Infraestrutura e organização do serviço e Acesso ao serviço). Diferenças em relação às dimensões da qualidade organização e processo de trabalho, atenção integral à saúde bucal, gestão do trabalho e percepção do cirurgião-dentista e gestores foram observadas entre os CEOs no estudo qualitativo. Concluiu-se que a maioria dos usuários com necessidades especiais ou seus acompanhantes/responsáveis estavam satisfeitos com os serviços prestados nos centros e que a satisfação difere em cada centro. Em relação à avaliação da qualidade pelos profissionais, a avaliação foi negativa em todos os CEOs, porém os CEOs A e B foram os que apresentaram melhores resultados. Desta forma, observa-se uma avaliação da qualidade positiva pelos usuários ou seus acompanhantes e negativa pelos profissionais que atuam nestes estabelecimentos de saúde.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12686
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