Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12719
Title: O comportamento informacional de crianças em vulnerabilidade social na busca de informações para elaboração de atividades escolares
Other Titles: The information behaviour of children in social vulnerability in information seek for the elaboration of school activities
Authors: Okada, Tamires Cassia Rodrigues
Issue Date: 2018
Citation: OKADA, Tamires Cassia Rodrigues. O comportamento informacional de crianças em vulnerabilidade social na busca de informações para elaboração de atividades escolares. In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 41., Rio de Janeiro, 2018. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2018. p.1-14.
Abstract: Neste artigo objetiva-se evidenciar o comportamento informacional de crianças em vulnerabilidade social, na busca deinformaçõesparacomportrabalhoseatividadesescolares. Propõe ainda uma análise sobre o perfil dousuárionesteprocessoafimdeobterinformações na biblioteca, e como suas necessidades informacionais podem ser supridas. O local observado nesta iniciativa, foi a Biblioteca Interativa do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, em Londrina-PR, onde sãoatendidasemcontraturnoescolar,criançaseadolescentes doensinofundamentalemédioemsituaçãodevulnerabilidadesocial.Dentrodestecontextoa importância do bibliotecário como mediador e potencial motivador da leitura, influencia diretamente nas escolhas das fontes informacionais utilizadas pelos educandos, no processo de busca às informações e na composição de trabalhos escolares propostos pelas escolas que os mesmos frequentam. Como resultado desta análise, observa-se o quão influenciador no comportamento informacional é o espaço e meio de convivência desses indivíduos.
metadata.dc.description.abstractother: This article aims to highlight the information behaviour of children in socialvulnerability,in the search for information to compose work and school activities. It also proposes an analysis of the user profile in this process in order to obtain information in the library, and how their informational needs canbemet.ThesiteobservedinthisinitiativewastheInteractiveLibrary of the Marista Irmão Acácio Educational Center, in Londrina-PR, where children and adolescents from elementary and high school in a situation of social vulnerability are attended. In this context, the importance of the librarian as a mediator and motivator of reading, directly influences the choices oftheinformationsourcesusedbythestudents,inthe process of searching for information and in the composition of school assignments proposed by the schools that they attend. As a result of this analysis, we observe the following influencing behavior is the space and the means of coexistence of these individuals.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12719
Appears in Collections:ENEBD - Anais do XLI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
116.pdf224.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.