Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12731
Title: Jogos de tabuleiro e apropriação de ambientes: o círculo mágico e a suspensão tática do cotidiano
Authors: Araújo, Jesiel Carvalho Lima de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Emmanoel Martins
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Emmanoel Martins
Bruni, Paolo
Enne, Ana Lúcia
Issue Date: Jan-2020
Abstract: Jogos de tabuleiro são um verdadeiro portal para um mundo mágico. Os preparativos necessários para jogá-lo são quase ritualísticos, onde todos sentam em volta da mesa e estão envolvidos naquela atividade, seja para ser o melhor estrategista ou apenas para dar boas risadas. É inegável que os jogos de tabuleiro estão presentes na humanidade há séculos e que fizeram parte da infância de muitos brasileiros e brasileiras. No entanto, um fenômeno diferente surgiu há alguns anos e está tomando as prateleiras das casas e fazendo lojas especializadas e eventos de jogos de tabuleiro se multiplicarem. Estamos falando dos jogos de tabuleiro modernos. Este trabalho busca traçar um breve panorama sobre a formação deste cenário e tentar entender melhor como estes jogos são jogados em ambientes que a princípio não foram pensados para eles, como a praça de alimentação de um shopping, por exemplo. Entender o papel e que lugar os jogos de tabuleiro modernos ocupam na estrutura do cotidiano contemporâneo é mais uma das questões levantadas nesta dissertação.
metadata.dc.description.abstractother: Board games are a true gateway to a magical world. The necessary preparations to play it are almost ritualistic, where everyone sits around the table and is engaged in that activity, whether to be the best strategist or just to have a good time. It is undeniable that board games have been present in humanity for centuries and were part of the childhood of many Brazilians. However, a different phenomenon has emerged a few years ago and is taking over the shelves of the houses and making specialty shops and board games events multiply. We are talking about modern board games. This work seeks to draw a brief overview of the formation of this scenario and try to better understand how these games are played in environments that were not originally intended for them, such as the food court of a mall, for example. Understanding the role and place of modern board games occupy in the structure of contemporary everyday life is one of the issues raised in this dissertation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12731
Appears in Collections:PPGMC - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jesiel Araujo_versão_final_dissertação_com ficha_.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons