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Title: As chácaras de aluguel como equipamento turístico em Juiz de Fora-MG: dinâmicas e perspectivas
Authors: Carvalho, Bruno Ribeiro Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, João Evangelista Dias
metadata.dc.contributor.members: Fraga, Carla Conceição Lana
Marques, Osiris Ricardo Bezerra
Issue Date: 2019
Citation: CARVALHO, Bruno Ribeiro Silva de. As chácaras de aluguel como equipamento turístico em Juiz de Fora-MG: dinâmicas e perspectivas. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: As mudanças na dinâmica do mercado do turismo vêm permitindo que novas possibilidades de negócios e de equipamentos turísticos se desenvolvam com uma velocidade relativamente. Este cenário é possível devido aos novos modelos de se fazer negócio proporcionados pelas tecnologias utilizadas pelos turistas. Como exemplo destes novos equipamentos turísticos tem-se as chácaras de aluguel, utilizadas para eventos, hospedagem e lazer. Tendo como contexto as chácaras de aluguel de Juiz de Fora - MG, este trabalho teve como objetivo geral analisar a dinâmica e as perspectivas das chácaras de aluguel como equipamento turístico em Juiz de Fora - MG e propor estratégias para aumentar a qualidade dos serviços prestados por este equipamento aos turistas. Para se chegar ao objetivo optou-se por desenvolver uma pesquisa com métodos qualitativos. Devido ao fato do objeto de estudo não se tratar de uma organização, foi necessário adaptar, com base na literatura de planejamento estratégico, as etapas para o objeto. Adotou-se as seguintes etapas: diagnóstico, definição de objetivos e elaboração de estratégias. Para se chegar aos objetivos foi necessário caracterizar as chácaras de aluguel como equipamento turístico para, posteriormente, realizar um mapeamento da oferta de chácaras de aluguel de Juiz de Fora - MG, classificar as chácaras de aluguel em quatro segmentos: lazer, eventos e lazer, hospedagem e lazer e eventos e hospedagem e apresentar as dimensões da competitividade das chácaras de aluguel. Com base no mapeamento, na classificação e nas dimensões da competitividade elaborou-se um questionário utilizado para realizar a primeira etapa do planejamento estratégico proposta, o diagnóstico. Baseado no diagnóstico e com o auxílio da ferramenta análise SWOT desenvolveu-se a segunda etapa do planejamento estratégico, a definição dos objetivos. Por fim, propôs-se estratégias para alcançar os objetivos definidos. Os principais fatores identificados foram a alta rotatividade do mercado, a percepção dos respondentes que entendem as chácaras de aluguel como equipamento turístico, os diversos segmentos existentes dentro do mercado de chácaras de aluguel e o potencial de desenvolvimento deste equipamento, sobretudo, por se tratar de uma opção relevante, principalmente para turistas que viajam em grupos.
metadata.dc.description.abstractother: Changes in the dynamics of the tourism market have allowed new business and tourism facilities to develop relatively quickly. This scenario is possible due to new business models provided by the technologies used by tourists. As an example of these new tourist facilities are rental country houses, used for events, lodging and leisure. Having as context the rental country houses of Juiz de Fora - MG, this work had as general objective to analyze the dynamics and perspectives of the rental country houses as tourist equipment in Juiz de Fora - MG, and to propose strategies to increase the quality of the services provided. by this equipment to the tourists. To reach the objective it was decided to develop a research with qualitative methods. Due to the fact that the object of study is not an organization, it was necessary to adapt, based on the strategic planning literature, the steps for the object. The following steps were adopted: diagnosis, definition of objectives and elaboration of strategies. In order to reach the objectives, it was necessary to characterize the rental country houses as tourist equipment, to subsequently map the offer of rental country houses in Juiz de Fora - MG, to classify the rental country houses into four segments: leisure, events and leisure, lodging and leisure and events and lodging and present the dimensions of competitiveness of the rental country houses. Based on the mapping, classification and dimensions of competitiveness, a questionnaire was developed to perform the first stage of the proposed strategic planning, the diagnosis. Based on the diagnosis and with the help of the SWOT analysis tool, the second stage of strategic planning, the definition of objectives was developed. Finally, strategies were proposed to achieve the defined objectives. The main factors identified were the high turnover of the market, the perception of respondents who understand rental country houses as tourist equipment, the various segments within the rental country houses market and the potential for development of this equipment, especially because it is a relevant option, especially for tourists traveling in groups.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12743
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