Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12794
Title: "A letra do medonho é sua?" tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
Authors: Magalhães, Ana Isabel Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Cristiana Callai de
metadata.dc.contributor.members: Reis, Andrea Cardoso
Morais, Jacqueline
Issue Date: 2018
Abstract: Este trabalho de pesquisa intitulado ―A letra do medonho é sua?” Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças buscou tecer reflexões no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita no qual a poesia aparece como potente elemento da expressão escrita das crianças no cotidiano escolar da turma do 1º ano da alfabetização na Escola Municipal Alzira Carvalho dos Santos, no município de Palma, Zona da mata Mineira. Dialogamos a respeito das produções de poesias de crianças que ainda não sabem ler e escrever alfabeticamente, mas praticam suas ―leituras de mundo‖ que antecedem o texto escrito e se apropriam dos usos da linguagem a partir do dialogismo da palavra. Percebemos que as crianças ao descobrirem o tecer de poesias com o que recolhem em suas leituras de mundo, sem moldes e sem amarras, elas se tornam sujeitos de sua aprendizagem, aliado a essa descoberta, descortina-se, para essas crianças, a leitura e a escrita como experiência. As discussões teóricas foram desfiadas a partir de Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio e Morais (2011), Kramer (2001). A proposta metodológica utilizada foi a partir do viés qualitativo utilizando os seguintes instrumentos para coletas de dados: observação no cotidiano da escola, conversas com as professoras e com as crianças e anotações no diário de pesquisa. A partir das anotações do Diário de Pesquisa, pudemos compreender que ao tecê-lo ampliamos nossa visão diante do mundo e diante de nós mesmos. Foi utilizado também um levantamento bibliográfico de autores que abordam sobre as temáticas: Alfabetização, Leitura e Escrita.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aimed to reflect on the teaching and learning of reading and writing, where poetry appears as a powerful element of written expression in the academic routine of children attending the first year of literacy at Alzira Carvalho dos Santos Municipal School, in Palma, state of Minas Gerais, Brazil. We discussed poetry produced by children who still have not learned how to read and write alphabetically but practice their ―world view‖ that precedes the written text to appropriate of the use of the language that arises from the dialogism present in the word. We realized that as children start producing poetry based on their world views, unframed and unattached, they become responsible for their own learning. In addition to this discovery, children unfold the experience of reading and writing. The theoretical framework used proceeds from Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio and Morais (2011), Kramer (2001). This research used a qualitative method to analyze data collected based on the following: observation of the school’s daily routine, conversations with professors, and notes registered on the Research Notebook. From annotating our findings on the Research Notebook, we were able to widen the view we have on the world and on ourselves. A bibliographical survey was performed with respect to the authors’ literacy, reading, and writing.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12794
Appears in Collections:PPGES - Dissertações - Santo Antônio de Pádua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO-ANA-ISABEL.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons