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Title: Análise da implementação do PIBID Ciências Naturais pela Universidade Federal Fluminense no período de 2014 a 2015
Authors: Souza, Dominique Guimarães de
metadata.dc.contributor.advisor: Miranda, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.advisorco: Souza, Fabiano dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Marques, Adílio Jorge
Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa
Issue Date: 2018
Abstract: O presente trabalho trata do processo de formação de professores por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo principal da pesquisa foi analisar a implementação do Subprojeto PIBID Ciências Naturais, na Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ, no período de 2014 e 2015. Para a produção e a coleta de dados, foram aplicados dois questionários distintos a 57 alunos da educação básica, atendidos pelo Subprojeto e 10 licenciandos, bolsistas de iniciação à docência, membros da equipe do Subprojeto. Os questionários aplicados aos alunos da educação básica foram analisados segundo o método de análise de similaridade, por meio do uso do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva). Os questionários aplicados aos licenciandos eram compostos por questões abertas e fechadas. As questões fechadas do questionário tiveram parcialmente como referência a Escala Likert. Com base nos resultados obtidos, é possível afirmar que por meio da implementação do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na “Escola Viva”, houve a aproximação entre a escola parceira e a universidade, com grande importância no processo de formação inicial dos licenciandos de Ciências Naturais, a partir de sua inserção em seu futuro ambiente de trabalho, a escola. A oportunidade dada aos licenciandos de relacionar a teoria aprendida no meio acadêmico com a prática no cotidiano escolar e a utilização de diferentes metodologias e recursos didáticos nas atividades desenvolvidas pelo Subprojeto refletiram no aumento do rendimento, interesse e participação dos alunos nas aulas de Ciências e nas avalições internas e externas. Os resultados corroboram a afirmação de que o PIBID é uma importante política pública de formação de professores.
metadata.dc.description.abstractother: This paper deals with the process of teacher education through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação (PIBID), developed in the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação superior (INFES), from the Universidade Federal Fluminense (UFF). The research main objective was to analyze the PIBID Natural Sciences Subproject implementation, at Escola Municipal "Escola Viva "Professor Edy Belloti, located in Santo Antônio de Pádua / RJ, from 2014 to 2015. For the production and data collection, two distinct questionnaires were applied to 57 basic education students attended by the Subproject and 10 graduates, scholarship holders of initiation to teaching, members of the Subproject team. The questionnaires applied to students in basic education were analyzed according to the method of analysis of similarity, through the use of the software CHIC (Hierarchical Classification, Implicative and Coesitive). The questionnaires applied to the graduates were constituted of open and closed questions. The closed questions used the Linkert Scale partially as a reference. Based on the results obtained, it’s possible to state that through the implementation of the PIBID Science Subproject in "Escola Viva", there was an approximation between the partner school and the university, with great importance in the process of initial training of the Natural Sciences’ graduates, from their insertion in their future work environment, the school. The opportunity given to the graduates to relate the theory learned with the practice in daily school life and the use of different methodologies and didactic resources in the activities developed by the Subproject reflected in the increase in student achievement, interest and participation in science classes and in internal and external evaluations. The results corroborate the assertion that PIBID is an important public education policy for teachers.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12797
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