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Title: Competências de um líder na implantação de lean em processos acadêmicos-administrativos em instituições de ensino superior privadas
Other Titles: Leader skills in lean implementation in academic-administrative processes in private higher education institutions
Authors: Alves, Paula Bié
metadata.dc.contributor.advisor: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
metadata.dc.contributor.members: Costa, Helder Gomes
Santos, Rafael Paim Cunha
Issue Date: 2019
Citation: ALVES, Paula Bié. Competências de um líder na implantação de Lean em processos acadêmicos-administrativos em instituições de ensino superior privadas. 2019. 142 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: As organizações sofrem acirrada competitividade e constantes necessidades de mudanças, devido ao ambiente dinâmico, as quais estão inseridas, o mesmo ocorre no campo das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, que necessitam sobreviver no mercado. Para tanto, algumas atitudes mostram-se fundamentais, como: administração que preze pela entrega de serviços de qualidade para os clientes, aproveitamento dos recursos disponíveis sem desperdício, liderança engajada no propósito, que conduza e motive seus funcionários a aplicar ferramentas e técnicas da filosofia lean. Em uma IES, o coordenador de curso tem papel fundamental nesse processo de melhoria. Essa pesquisa tem por objetivo identificar as competências para líderes lean e testar a aplicabilidade dessas competências nos coordenadores de curso superior de graduação de uma IES privada. A metodologia empregada no trabalho foi pesquisa quali-quantitativa, para o estudo bibliográfico, utilizou-se as bases SCOPUS e SCIELO e aplicação do método Webbliomining, onde foi possível extrair, de acordo com a literatura, as competências de um líder lean. Posteriormente, essas competências foram utilizadas para compor um questionário aplicado aos especialistas lean, para analisar quais influenciam em maior e menor grau líderes lean. Para tratar as respostas recebidas foi utilizada a estatística descritiva e, por fim, a análise de componentes principais, onde foi possível simplificar as 27 competências encontradas na literatura em 6 dimensões. Após, foram realizadas entrevistas com coordenadores de curso superior de graduação, como forma de testar a aplicabilidade dessas competências, a partir das respostas geradas nas entrevistas, foram analisadas as lacunas e sugestões de desenvolvimento. Este trabalho teve contribuição socioeconômica e acadêmica, os profissionais dos mais diversos setores econômicos poderão utilizar-se das competências apresentadas no trabalho e contribuírem para a formação de líderes lean de qualidade, beneficiando-se as empresas, que obterão mais vantagem competitiva no mercado com a implementação e sustentação da filosofia lean, e a sociedade como um todo.
metadata.dc.description.abstractother: Organizations suffer fierce competitiveness and constant need for change, due to the dynamic environment in which they are inserted, the same occurs in the field of private Higher Education Institutions (HEIs), which need to survive in the market. To this end, some attitudes are key, such as: management that values quality customer service, harnesses available resources without waste, purpose-driven leadership that drives and motivates employees to apply philosophy tools and techniques lean. In an HEI, the course coordinator plays a key role in this improvement process. This research aims to identify competencies for lean leaders and test the applicability of those competencies to undergraduate undergraduate coordinators of a private HEI. The methodology used in this work was qualitative and quantitative research, for bibliographic study, using the SCOPUS and SCIELO bases and application of the Webbliomining method, where it was possible to extract, according to the literature, the competences of a lean leader. Subsequently, these competencies were used to compose a questionnaire applied to lean specialists to analyze which influences lean leaders to a greater and lesser extent. Descriptive statistics were used to treat the responses received, and finally, the principal component analysis, where it was possible to simplify the 27 competences found in the literature in 6 dimensions. Afterwards, interviews were conducted with undergraduate coordinators, as a way to test the applicability of these competences, from the answers generated in the interviews, were analyzed the gaps and suggestions for development. This work had socioeconomic and academic contribution, professionals from various economic sectors will be able to use the skills presented in the work and contribute to the formation of quality lean leaders, benefiting companies that will gain more competitive advantage in the market with implementation and support of lean philosophy, and society as a whole.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12805
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