Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12807
Title: Atributos determinantes da qualidade em projetos: uma discussão multistakeholder entre as perspectivas de gerentes de projetos e profissionais de áreas-cliente
Other Titles: Attributes determinants of the quality in projects: a multistakeholder discussion between perspective of the managers project and the professionals of customer areas
Authors: Souza, Cristiano Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor: Araujo, Fernando Oliveira de
metadata.dc.contributor.members: Farias Filho, José Rodrigues de
Abreu, Chrystyane Gerth Silveira
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, Cristiano Gonçalves de. Atributos determinantes da qualidade em projetos: uma discussão multistakeholder entre as perspectivas de gerentes de projetos e profissionais de áreas-cliente. 2019. 107 f. Dissertação (mestrado profissional)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Objetivo: Analisar e confrontar as percepções dos gestores de projetos e dos stakeholders internos (manutenção, produção e controle de qualidade) em uma empresa de pneumáticos no que tange a qualidade em projetos, a fim de identificar atributos que possam contribuir de forma positiva na qualidade da entrega de novos empreendimentos. Desenho / Metodologia / Abordagem: Preliminarmente foi realizada uma revisão sistemática da literatura acerca de atributos de qualidade em projetos. Como resultados, após a triagem, foram selecionados 18 artigos que permitiram a identificação de pontos que podem influenciar na percepção da qualidade por parte dos stakeholders. Na vertente empírica do estudo, amparada pela teoria, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários a fim de buscar junto aos profissionais que implantam e que recebem os impactos dos projetos, o confronto e a complementação das descobertas teóricas. Achados: Através da literatura foram identificados 11 fatores que impactam na percepção da qualidade dos projetos. Os elementos encontrados estão dispostos em dois grupos de qualidade, sendo um sobre a qualidade em projetos e o outro sobre a qualidade percebida em projetos. Empiricamente foi possível verificar as percepções dos setores de manutenção, produção, projetos e qualidade no que tange a qualidade e verificar quais são convergentes entre as áreas estudadas. Implicações Práticas: Através da pesquisa teórica foi possível sistematizar os fatores que influenciam na percepção da qualidade em novos projetos. Além disso, mediante os resultados alcançados os gestores de projetos podem buscar aperfeiçoar a qualidade em novos empreendimentos, buscando atender principalmente as percepções que convergiram entre os stakeholders dos setores estudados. Originalidade / Valor: A proposta de análise das percepções entre os stakeholders ajuda na gestão de projetos e na evolução das entrega técnica e perceptual da qualidade em novos empreendimentos.
metadata.dc.description.abstractother: Purpose: Analyze and confront the perceptions of project managers and internal stakeholders (maintenance, production and quality control) in a tire company with regard to quality in projects, in order to identify attributes that can contribute positively to the quality of delivery of new ventures. Design / Methodology / Approach: Preliminarily a systematic review of the literature on quality attributes in projects was carried out. As a result, after screening, 18 articles were selected that allowed the identification of points that may influence the perception of quality by the stakeholders. On the empirical side of the study, supported by the theory, interviews were carried out and questionnaires were applied in order to seek together with the professionals who implant and receive the impacts of the projects, the confrontation and the complementation of the theoretical discoveries. Findings: Through the literature, 11 factors have been identified that impact on the perception of project quality. The elements found are arranged in two quality groups, one on quality in projects and the other on quality perceived in projects. Empirically, it was possible to verify the perceptions of the sectors of maintenance, production, projects and quality with regard to quality and to verify which are convergent between the studied areas. Practical Implications: Through the theoretical research it was possible to systematize the factors that influence the perception of quality in new projects. In addition, through the results achieved, project managers can seek to improve quality in new projects, seeking to meet mainly the perceptions that converged among the stakeholders of the sectors studied. Originality / Value: The proposal of analysis of the perceptions among the stakeholders helps in the management of projects and in the evolution of the technical and perceptual delivery of quality in new ventures.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12807
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Cristiano Gonçalves de Souza.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.