Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12813
Title: Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
Authors: Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Isa
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Almeida, Lúcia da Cruz de
Martins, Jorge Simões de Sá
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho. Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras. 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: O presente trabalho propõe uma análise do quão eficaz pode ser o uso da Contextualização do Ensino de Física no aprendizado dos alunos, apoiando-se nos pilares da experimentação e dos recursos computacionais. Tivemos como objetivo primário verificar que a utilização de abordagens metodológicas não tradicionais contribuía significativamente para um maior interesse, participação e protagonismo no aprendizado dos estudantes frente à temática escolhida nesse projeto: Óptica Geométrica. Isto possibilita, inclusive, desenvolver um ensino crítico, proporcionando aos estudantes a alfabetização científica para que os mesmos consigam se posicionar diante das diferentes situações na sociedade. Essa pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino – uma pública e outra privada. Levamos em consideração as concepções prévias dos estudantes, aplicando um Pré-teste; realizamos a sequência didática com aulas contextualizadas e, por fim, aplicamos um Pós-teste para avaliar o desempenho e a evolução que os alunos tiveram ao longo desse processo. Também foi estabelecido como objetivo secundário verificar se existe alguma diferença relevante entre as conclusões finais obtidas acerca do uso da contextualização no ensino de Física quando empregada em escolas distintas. Nossos resultados preliminares indicam que não há.
metadata.dc.description.abstractother: The present work proposes an analysis of how effective the use of Contextualization can be made, in Physics teaching, to students’ learning, based on the pillars of experiments and computational resources. We had as primary objective verify if the use of non traditional methodological approaches significantly contribute to a greater interest, participation and protagonism of students in learning the chosen theme of this Project: Geometrical Optics. It makes possible the development of a critical teaching, providing the students the scientific literacy so that they construct their own opinion on different social situations. This research took place in two distinct kinds of school – a public and a private one. We considered the students’ preconceptions by applying a previous test; then, the contextualized classes were taught through a didatic sequence; and finally we applied a post test to assess the students’ performance and progress during the learning process. It was also established a secondary objective: to check if there was any relevant difference between the students’ performance, after the contextualized Physics classes, when applied in the two distinct kinds of school. Our preliminary results indicate that there is not.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12813
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miguel Nogueira de Carvalho Coelho.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons