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Title: Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica
Authors: Fortunato, Lucas De Martin
metadata.dc.contributor.advisor: Machado, Eliany Salvatierra
metadata.dc.contributor.members: Yamasaki, Alice Akemi
Nova, João Luiz Leocadio da
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Fortunato, Lucas De Martin. Visão docente: um estudo sobre a relação do cinema e do audiovisual na educação básica. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: As sucessivas inovações tecnológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas contribuíram para a expansão do audiovisual e novas mídias digitais, seja em relação a sua diversidade de recursos, seja pela sua popularização, diante de sua acessibilidade. Fato é que a educação básica, responsável pela constituição da identidade sociocultural dos sujeitos, deve contribuir para a humanização desses meios, através de uma formação crítico-reflexiva e que promova experimentações estéticas e criativas para os discentes. A presença do Audiovisual nos processos de ensino tem se intensificado. As relações entre Cinema e Educação, no entanto, são objeto de estudo já desde o início do século XX. Enquanto mediadores da aprendizagem na escola e, simultaneamente, sujeitos dessa sociedade audiovisual, os professores têm papel fundamental nesse cenário. Diante da relevância do tema, esse trabalho propõe uma reflexão, a partir da análise de uma série de entrevistas, em diálogo com autores pertinentes ao tema, buscando entender, em parte, como vem se estruturando a visão docente sobre a relação do Cinema e o Audiovisual na educação básica.
metadata.dc.description.abstractother: The successive technological innovations that have been happening in the last decades have contributed to the expansion of audiovisual and new digital media, both in terms of their diversity of resources and popularity, due to their accessibility. The fact is that basic education, responsible for the constitution of the sociocultural identity of the subjects, must contribute to the humanization of these means, through a critical-reflexive formation that promotes aesthetic and creative experiments for the students. The presence of Audiovisual in teaching processes has intensified. The relation between Cinema and Education, however, has been the subject of study since the early twentieth century. As mediators of learning at school and, simultaneously, subjects of this audiovisual society, teachers play a fundamental role in this scenario. Given the relevance of the theme, this paper proposes a reflection, based on the analysis of a series of interviews, in dialogue with authors pertinent to the theme, seeking to understand, in part, how the teacher's view on the relation between Cinema and Audiovisual in basic education has been structured.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12832
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