Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12851
Title: A espetacularização do direito penal nos meios midiáticos e as decorrentes formas de insensibilidade social fundamentada no caso de linchamento dos justiceiros no Aterro do Flamengo
Authors: Almeida, Adryanne Leal de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Matheus Farinhas de
metadata.dc.contributor.members: Leidens, Letícia Virginia
Silva, Eduardo Castelo Branco e
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Almeida, Adryanne Leal de. A espetacularização do direito penal nos meios midiáticos e as decorrentes formas de insensibilidade social fundamentada no caso de linchamento dos justiceiros no Aterro do Flamengo.. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: A presente monografia tem como objetivo discutir a espetacularização do direito penal nos meios midiáticos, demonstrando seu fomento na insensibilidade dos cidadãos frente a crescente onda de violência, e a decorrente exteriorização dessa violência nos casos de linchamentos. A hipótese é de que a insensibilidade social é estimulada pela espetacularização penal e exteriorizada no linchamento. Como fundamento, foi escolhido um caso concreto no qual a espetacularização do direito penal, a insensibilidade e o linchamento serão identificados e analisados. Para tal, elegeu-se o método jurídico-social, que através de uma reciclagem de notícias e um viés qualitativo e indutivo, explora a temática proposta.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to discuss the spectacularization of criminal law in the media, demonstrating its encouragement in the insensitivity of citizens in the face of growing violence, and the resulting externalization of this violence in cases of lynching. The hypothesis is that social insensitivity is stimulated by criminal spectacularization and externalized in lynching. As a foundation, a concrete case was chosen in which the spectacularization of criminal law, insensitivity and lynching will be identified and analyzed. To this end, the legal-social method was chosen, which through a recycling of news and a qualitative and inductive bias, explores the proposed theme.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12851
Appears in Collections:MDI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Macaé

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC II - ADRYANNE .pdf586.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.