A INCONSTITUCIONALIDADE DO TRABALHO INTERMITENTE À LUZ DA PROTEÇÃO DO TRABALHADOR E DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO TRABALHO
Trabalho intermitente
Princípios constitucionais
Princípio da proteção
Inconstitucionalidade
Reforma trabalhista
Direito do trabalho
Labor reform
Intermittent work
Constitutional principles
Principle of protection
Unconstitutionality
Mattos, Bruno Pires de Oliveira | Posted on:
2019
Abstract
O presente trabalho visa analisar e discutir a inconstitucionalidade do instituto da modalidade do trabalho intermitente, introduzido pela reforma trabalhista de 2017, à luz dos princípios constitucionais do trabalho e do caráter protetivo do Direito do Trabalho. Parte-se de um resgaste histórico, em que se verifica o contexto político e social e a evolução do Direito do Trabalho no mundo e no Brasil, da Revolução Industrial até os tempos atuais em que prospera a agenda ultra neoliberal de ajustes e cortes econômicos importando na redução e supressão de direitos sociais e trabalhista. Define-se o conceito de princípios jurídicos e delimita-se a sua força normativa em relação às regras, constituindo-se espécie de norma jurídica capaz de informar, fundamentar e influenciar todo o ordenamento jurídico, capaz de legitimar ou invalidar a propositura ou implementação de dada norma ou instituto jurídico que implique retrocesso social e desrespeito à dignidade humana no âmbito do trabalho e a outros princípios constitucionais e trabalhistas analisados, a exemplo da valorização do trabalho, da justiça social, do bem estar, do pleno emprego, da garantia do salário mínimo, da continuidade da relação de emprego, da isonomia, da alteridade e da melhoria da condição social do trabalhador. Conjunto de princípios esses que informa o princípio da proteção, fundamento garantidor do moderno Direito do Trabalho, o qual também é analisado e debatido. Analisa-se o contexto sócio político e os institutos jurídicos normativos do trabalho intermitente com base na revisão bibliográfica, jurisprudencial e documental e verifica-se os impactos de sua implementação decorridos 2 anos. Analisa-se os argumentos de defesa e impugnação dos dispositivos constitucionais afrontados pelas regras do trabalho intermitente no bojo das cinco ações diretas de inconstitucionalidade que tramitam perante a Suprema Corte nacional.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MATTOS, Bruno Pires de Oliveira. A inconstitucionalidade do trabalho intermitente à luz da proteção do trabalhador e dos princípios constitucionais do trabalho. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Reforma trabalhistaTrabalho intermitente
Princípios constitucionais
Princípio da proteção
Inconstitucionalidade
Reforma trabalhista
Direito do trabalho
Labor reform
Intermittent work
Constitutional principles
Principle of protection
Unconstitutionality