Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12938
Title: Proposta avaliativa diferenciada para um curso introdutório de Relatividade
Authors: Almeida, Karyne Pinto Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor: Mendes, Raissa Fernandes Pessoa
metadata.dc.contributor.members: Mendes, Raissa Fernandes Pessoa
Graef, Leila Lobato
Mansur, Newton Luiz Pires
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Almeida, Karyne Pinto Rodrigues de. Proposta avaliativa diferenciada para um curso introdutório de Relatividade. 2020. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
Abstract: O conteúdo deste trabalho tem como foco explorar conceitos básicos sobre relatividade e buracos negros e propor uma forma lúdica de trabalhar esses temas com estudantes do curso de Licenciatura em Física. Apresenta-se, portanto, uma abordagem histórica, assim como um pouco da vida de um dos personagens mais importantes para a compreensão dos buracos negros, definições matemáticas, descrição do espaço-tempo, características físicas e situações interessantes sobre os buracos negros. Além disso,discutimos aspectos da formação de professores de física, objetivos e características de uma atividade de avaliação, culminando em uma proposta de avaliação diferenciada para os Licenciandos em Física em um curso introdutório sobre relatividade.
metadata.dc.description.abstractother: This work explores basic concepts of relativity and black holes and how to teach these topics to undergraduate physics students in a ludic way. Therefore, a historical approach is presented, highlighting aspects of the life of one of the most important characters for the understanding of black holes, as well as mathematical definitions, the description of the spacetime, and physical characteristics and interesting situations about black holes. In addition, we discuss aspects of a physics teacher education, objectives and characteristics of an evaluation activity, culminating in an evaluation proposal for undergraduate physics students in an introductory course on relativity.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12938
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karyne Pinto Rodrigues de Almeida.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons