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AS FACES DE CLÁUDIA: UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVOS DO FEMININO
Rezende, Raquel Monteiro De | Posted on: 2020
Abstract
Considerando-se que a mídia, além de informar, tem também o poder de formar opiniões, tornam-se cada vez mais necessárias pesquisas dedicadas ao estudo de estratégias do discurso midiático, visto que tais artifícios moldam convicções e exercem influência direta sobre a opinião pública nas mais diversas áreas temáticas. No âmbito do tema mais específico do feminino, esta pesquisa, em vista das novas demandas da mulher contemporânea, assume como objetivo principal investigar de que estratégias se valem as capas de revistas voltadas especificamente para mulheres, notadamente da revista Claudia, e como contribuem para a compreensão da representação do gênero feminino no Brasil. Assim sendo, prioritariamente sob a perspectiva da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, desenvolvida por Patrick Charaudeau (1983), são analisadas neste trabalho de modo mais detalhado dezessete capas de Claudia publicadas entre os anos de 1985 e 2019, dentre as trinta e seis que compõem o corpus desta pesquisa. Pela análise do corpus, pautada em estratégias coordenadas por princípios e operações de semiotização do mundo, observa-se se imaginários sociodiscursivos acerca do feminino difundidos pela revista, que resultam de representações sociais específicas, alteraram-se de alguma maneira ao longo das últimas três décadas. Em consequência, comparam-se compreensões acerca da feminilidade propagadas pela publicação ontem e hoje. Além dos postulados da Semiolinguística, outros pressupostos teóricos, tais como os de Bakhtin (2011), mais relacionados aos estudos acerca dos gêneros discursivos, os da Teoria das Representações Sociais, com base nos trabalhos de Moscovici (2004) e Jodelet (2001), e os da Linguística Textual, baseados nos postulados de Koch e Travaglia (2018) são também abordados para fins de análise. Ao identificar como a mulher brasileira vem sendo representada ao longo do tempo pela revista em apreço, é possível apontar como Claudia tem contribuído para a formação da opinião pública acerca do feminino no Brasil. As estratégias discursivas identificadas como de uso corrente por parte da imprensa feminina também são, na presente dissertação, objetivo de discussão no que diz respeito a suas possibilidades de abordagem pedagógica no ensino básico
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Subject(s)
Semiolinguística
Revista feminina
Estratégias discursivas
Imaginários sociodiscursivos
Semiótica
Linguística
Claudia (Revista)
Discurso
Análise do discurso
Imaginário
Semiolinguistics
Women's magazine
Discursive strategies
Sociodiscursive
Imaginary
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13017
License Term
CC-BY-SA
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