Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Doutorado - Niterói
  • POSLING - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Doutorado - Niterói
  • POSLING - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Tese_Flávia Saboya_final.pdf (1.992Mb)

Collections
  • POSLING - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A MESOCONSTRUÇÃO MARCADORA DISCURSIVA REFREADOR-ARGUMENTATIVA: UMA ANÁLISE COGNITIVO-FUNCIONAL
Rosa, Flávia Saboya Da Luz | Posted on: 2020
Abstract
O objeto de pesquisa da presente tese são os marcadores discursivos refreador-argumentativos formados por elementos indutor-refreadores e afixoides de origem locativa. Nosso objetivo é comprovar a hipótese central de que, no português do Brasil, no âmbito das interações discursivas, existe uma construção empregada para refrear a proposição do interlocutor e apoiar o desenvolvimento argumentativo do enunciador. Nesse intuito, nos embasamos, principalmente, na abordagem construcionalista (TRAUGOTT & TROUSDALE, 2013, entre outros autores), nos princípios dos contextos de mudança linguística (DIEWALD, 2002, 2006; DIEWALD & SMIRNOVA, 2012) e na descrição da organização do discurso de Charaudeau (1992). Para o cumprimento da investigação pancrônica, utilizamos os seguintes corpora: Corpus do Português e Corpus Tycho Brahe, para as análises diacrônicas em textos do século XIII ao XX, e o Diário do Congresso Nacional, para as análises textuais da sincronia contemporânea, referente aos séculos XX e XXI. A partir do século XIX, constatamos processos de mudança construcional e construcionalização das expressões em foco, sobretudo, por meio dos mecanismos de neoanálise (em nanopassos intracontextuais e micropassos transcontextuais) e analogização. Valendo-nos dos termos de Traugott (2008), refletimos sobre a hierarquia construcional nos seguintes níveis, em ordem crescente de generalidade e abstração: microconstrução, mesoconstrução e macroconstrução. Concluímos que a microconstrução alto lá entra como elemento marginal na rede dos marcadores discursivos formados por elementos indutores e afixoides a partir da analogização com a macroconstrução [VIndut Afix]MD (Teixeira, 2015). Tal associação se dá por meio do melhor encaixe, relacionando-se propriedades de forma (sintáticas e morfofonêmicas) e conteúdo (semântico-pragmáticas e discursivas). Contudo, alto lá assume status de protótipo no licenciamento da mesoconstrução marcadora discursiva de subfunção refreador-argumentativa [IndutR AfixLoc]RA, que, por sua vez, passa a instanciar novas microconstruções em uso no português brasileiro, tais como calma aí e calma lá, espera aí, espera lá, segura aí, segura lá, aguenta aí, aguenta lá e para aí
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Subject(s)
Construção
Marcador discursivo
Refreador-argumentativo
Afixoide
Rede construcional
Discurso
Linguagem
Construction
Discourse marker
Restraining argumentative
Affixoid
Construction network
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13019
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram