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dc.contributor.advisorSaldanha, Patrícia Gonçalves-
dc.contributor.authorArantes, Hellen Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-03-10T14:18:15Z-
dc.date.available2020-03-10T14:18:15Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13040-
dc.description.abstractA sociedade contemporânea vem sofrendo com as inúmeras consequências socioambientais dos padrões de consumo desenfreados que fazem parte do cotidiano da população. Entre desmatamentos, poluições ambientais e trabalho escravo nas indústrias mais lucrativas do Planeta, se acendeu um sinal de alerta no que tange às atuais práticas de consumo. Surge, nesse contexto, o consumo consciente e, através de uma rede complexa de atores sociais, formada por Empresas, Mídia, ONGs, Poder Público, Movimentos Sociais e Sociedade Civil, vem se apresentando como alternativa aos estilos de consumo nocivos das últimas décadas. Essa “rede” tende a se influenciar e a ter interesses diversos no que se refere à natureza e aos direitos sociais. Partindo desse olhar, o trabalho tem como objetivo entender o posicionamento e as ações estratégicas dos movimentos formados por consumidores conscientes no Instagram à luz dos conceitos da Publicidade Social a fim de verificar se tais movimentos têm a potência para subverter a lógica do poder hegemônico. Como o conceito de consumo consciente é amplo e pode estar presente em diferentes áreas da vida, optou-se por analisar um caso relacionado ao segmento da moda, pois a indústria é uma das que mais consome água, gera lixo e possui uma cadeia produtiva complexa, extensa e, muitas vezes, inconsequente no que tange à dignidade humana. Para efeitos de maior reflexão a respeito do cenário fashion, o corpus da pesquisa será a Semana Fashion Revolution do Movimento Fashion Revolution Brasil, que preza por uma moda justa, revolucionária e transformadora. Nesse sentido, a metodologia da dissertação será composta por pesquisa bibliográfica e análise do discurso francesa sob a perspectiva dos estudos de ORLANDI (2003) aplicadas nos três posts mais curtidos e comentados no Instagram das respectivas edições da semana de moda nos anos de 2018 e 2019. Os principais conceitos e autores utilizados para embasar o trabalho foram: consumo e sociedade de consumo contemporânea (BAUMAN, 1999; 2001; 2008), consumo consciente e sustentabilidade (PORTILHO, 2005) e (TAVARES e IRVING, 2009), midiatização (SODRÉ, 2002; 2014), cotidiano (HELLER, 1985), Publicidade Social (SALDANHA, 2018), moda (LIPOVETSKY, 2009) e análise do discurso (ORLANDI, 2003).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (pmc.ega@id.uff.br) on 2020-03-06T17:41:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO - ARQUIVO COMPLETO FINAL CAPA DA UFF.pdf: 7466477 bytes, checksum: 779b88605c5831eb68e5f2fee2393472 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleFashion Revolution Brasil: o consumo consciente no cotidiano do Instagram à luz da publicidade social de causapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConsumidor Conscientept_BR
dc.subject.keywordMídia e Cotidianopt_BR
dc.subject.keywordModa – Instagram Fashion Revolutionpt_BR
dc.subject.keywordSociedade midiatizada de consumopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade social de causapt_BR
dc.contributor.membersSaldanha, Patrícia Gonçalves-
dc.contributor.membersBragaglia, Ana Paula-
dc.contributor.membersTavares Júnior, Frederico Algusto-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorConsumo sustentávelpt_BR
dc.subject.descriptorCotidianopt_BR
dc.subject.descriptorModapt_BR
dc.subject.descriptorPublicidadept_BR
dc.subject.keywordotherConscious Consumerpt_BR
dc.subject.keywordotherMedia and Daily Lifept_BR
dc.subject.keywordotherFashion - Instagram Fashion Revolutionpt_BR
dc.subject.keywordotherConsumer media societypt_BR
dc.subject.keywordotherCause social advertisingpt_BR
dc.description.abstractotherContemporary society has been suffering from the countless socioenvironmental consequences of unrestrained consumption patterns that are part of the population's daily life. Between deforestation, environmental pollution and slave labor in the most profitable industries on the planet, a warning signal was lit regarding current consumption practices. In this context, conscious consumption emerges and, through a complex network of social actors, formed by Companies, Media, NGOs, Government, Social Movements and Civil Society, has been presenting itself as an alternative to the harmful consumption styles of the last decades. This “network” tends to influence and have different interests with regard to nature and social rights. From this perspective, the work aims to understand the positioning and strategic actions of movements formed by conscious consumers on Instagram in the light of the concepts of Social Advertising in order to verify whether such movements have the power to subvert the logic of hegemonic power. As the concept of conscious consumption is broad and can be present in different areas of life, it was decided to analyze a case related to the fashion segment, as the industry is one of those that most consumes water, generates waste and has a complex production chain, extensive and often inconsequential with respect to human dignity. For the purpose of further reflection on the fashion scene, the corpus of the research will be the Fashion Revolution Week of the Fashion Revolution Brasil Movement, which values fair, revolutionary and transformative fashion. In this sense, the dissertation methodology will consist of bibliographic research and French discourse analysis from the perspective of ORLANDI (2003) studies applied to the three most liked and commented posts on Instagram of the respective editions of the fashion week in the years 2018 and 2019. The main concepts and authors used to support the work were: consumption and contemporary consumer society (BAUMAN, 1999; 2001; 2008), conscious consumption and sustainability (PORTILHO, 2005) and (TAVARES and IRVING, 2009), mediatization (SODRÉ, 2002; 2014), everyday (HELLER, 1985), Social Advertising (SALDANHA, 2018), fashion (LIPOVETSKY, 2009) and discourse analysis (ORLANDI, 2003).pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artes e Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação de Mídia e Cotidianopt_BR
dc.degree.date2020-02-14-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical240fpt_BR
Appears in Collections:PPGMC - Teses e Dissertações

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