Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Andréa Cardoso-
dc.contributor.authorSalústriano, Ana Lúcia de Souza-
dc.date.accessioned2020-03-10T19:10:12Z-
dc.date.available2020-03-10T19:10:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13046-
dc.description.abstractO presente estudo aborda questões acerca do papel dos profissionais da educação em situações de bullying. Apresenta o conceito de bullying e várias maneiras de como essa prática ocorre no ambiente escolar, além da forma como essa prática interfere no processo de aprendizagem. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito às seguintes questões: O fracasso escolar poderia estar associado às situações de vitimização do bullying na escola? O que a escola tem feito para auxiliar o enfrentamento dessa situação pelas crianças? Para tal levantou-se como objetivo principal da pesquisa conhecer as diferentes concepções sobre violência que se refletem no bullying e cyberbullying, além de identificar as concepções dos professores/pedagogos sobre o bullying e cyberbullying e analisar as estratégias utilizadas pelos professores/pedagogos para lidar com esse tipo de violência no ambiente escolar. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre a temática e questionários com profissionais da educação. Como resultado, percebe-se que a forma apontada nas falas analisadas desses profissionais em direção ao combate e prevenção do bullying se dá através do diálogo, com a interação entre família, profissionais da educação e alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by KATIANY SANTOS (katianyfranco@id.uff.br) on 2020-03-10T00:36:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REVISADO TCC Ana Lucia Salustriano com sugestoes do prof. FernandoPaiva (6).pdf: 2848552 bytes, checksum: d0f738f2f983c95b8486b093973f41c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (binf.sdc@id.uff.br) on 2020-03-10T19:10:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REVISADO TCC Ana Lucia Salustriano com sugestoes do prof. FernandoPaiva (6).pdf: 2848552 bytes, checksum: d0f738f2f983c95b8486b093973f41c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-10T19:10:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REVISADO TCC Ana Lucia Salustriano com sugestoes do prof. FernandoPaiva (6).pdf: 2848552 bytes, checksum: d0f738f2f983c95b8486b093973f41c8 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleBullying e sua relação com o fracasso escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordBullyingpt_BR
dc.subject.keywordCyberbullyingpt_BR
dc.subject.keywordFracasso escolarpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordotherBullyingpt_BR
dc.subject.keywordotherCyberbullyingpt_BR
dc.subject.keywordotherSchool failurept_BR
dc.description.abstractotherThe present study addresses questions about the role of education professionals in bullying situations. It presents the concept of bullying and various ways in which this practice occurs in the school environment, in addition to how this practice interferes with the learning process. The problem raised in this research concerns the following questions: Could school failure be associated with situations of victimization of bullying in school? What has the school done to help cope with this situation by children? For this purpose, the main objective of the research was to know the different conceptions about violence that are reflected in bullying and cyberbullying, besides identifying the conceptions of teachers/pedagogues about bullying and cyberbulling and analyzing the strategies used by teachers/pedagogues to deal with this type of violence in the school environment. To this end, we conducted a bibliographic review on the theme and questionnaires with professionals.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto do Noroeste Fluminense de Educação Superiorpt_BR
dc.degree.date2019-
dc.degree.localSanto Antônio de Pádua, RJpt_BR
dc.degree.cursoLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.publisher.departmentSanto Antônio de Páduapt_BR
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REVISADO TCC Ana Lucia Salustriano com sugestoes do prof. FernandoPaiva (6).pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons