Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Fabio Alves Gomes de-
dc.contributor.authorGabry, Thiago da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-10T19:21:43Z-
dc.date.available2020-03-10T19:21:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13047-
dc.description.abstractAtravés de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by KATIANY SANTOS (katianyfranco@id.uff.br) on 2020-03-10T00:08:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Thiago Versão Final.pdf: 974826 bytes, checksum: e2e1029b6a79e5462f3820fc584dfb79 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (binf.sdc@id.uff.br) on 2020-03-10T19:21:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Thiago Versão Final.pdf: 974826 bytes, checksum: e2e1029b6a79e5462f3820fc584dfb79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-10T19:21:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Thiago Versão Final.pdf: 974826 bytes, checksum: e2e1029b6a79e5462f3820fc584dfb79 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEducação contra a barbárie: caminhos para um pensamento críticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEducação contra a barbáriept_BR
dc.subject.keywordPersonalidade autoritáriapt_BR
dc.subject.keywordPedagogia críticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordotherEducation against barbarismpt_BR
dc.subject.keywordotherAuthoritarian personalitypt_BR
dc.subject.keywordotherCritical pedagogypt_BR
dc.description.abstractotherThrough studies and research by the German philosopher Theodor Adorno, published in the 1970s, related to the formation, education, emancipation and the influence of television on the formation of subjectivities, through works by the same author about the authoritarian personality and the propensity to adhere to Fascist propaganda, this work attempts to dialogue between the Adornian theses and contemporary Brazilian authors in search of ways to avoid and prevent the flow of barbarism. The work seeks to allow reflection on the presence of authoritarian personalities in the public scene and the spread of hate speech in contemporary Brazil. Thus, this work is dedicated to promoting reflection on the role of education in the prevention or promotion of barbarism. What is the role of education in the face of barbarism?pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto do Noroeste Fluminense de Educação Superiorpt_BR
dc.degree.date2019-
dc.degree.localSanto Antônio de Pádua, RJpt_BR
dc.degree.cursoLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.publisher.departmentSanto Antônio de Páduapt_BR
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thiago Versão Final.pdf951.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons