Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13059
Title: Uma análise a respeito da compreensão dos alunos de ensino fundamental sobre a computação
Authors: Conceição, Júlia Paixão da
Nascimento, Lorenna Christ'na Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Bravo, Raquel de Souza Francisco
metadata.dc.contributor.members: Salgado, Luciana Cardoso de Castro
Lyra, Adria Ramos de
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: CONCEIÇÃO, Julia Paixão da; NASCIMENTO, Lorenna Chrit'na Araújo. Uma análise a respeito da compreensão dos alunos de ensino fundamental sobre a computação. 2019. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2019.
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso visa realizar uma breve análise dos conhecimentos de dez alunos do Ensino Fundamental II, mais precisamente 8º e 9º anos, em relação a área da Computação. Para a realização dessa análise, foi desenvolvida uma disciplina nomeada “Computação: A profissão da diversidade”, que conta com teoria aliada à prática, tendo como propósito ser um incentivo para que os alunos conheçam algumas das diversas subáreas da Computação e se interessem por seguir uma carreira nessa área, além de estimular o Pensamento Computacional. Esta disciplina contou com a criação e aplicação de algumas atividades lúdicas com o intuito de conectar a Computação com a realidade dos alunos, bem como ser uma forma mais atraente para realizar essa apresentação. Dentre alguns dos temas apresentados na disciplina, pode-se citar Grafos, Criptografia, Programação em Blocos, Programação em Python e Construção de uma Página Web. Além disso, este trabalho conta com uma análise a respeito das mulheres nos cursos de graduação em Computação, segundo alguns dados disponibilizados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to perform a brief analysis of the knowledge of ten students of Elementary School II, more precisely 8th and 9th grade, in relation to the area of ​​Computing. To conduct this analysis, a discipline named “Computing: The Profession of Diversity” was developed, which has theory combined with practice, with the purpose of encouraging students to discover some of various areas of Computing and create in them an interest for Computing career, as well as stimulating the Computational Thinking. This discipline had application of some playful activities in order to connect students with Computing, as well as being a more attractive way to present the related topic. Some of the topics presented in the course include Graphs, Cryptography, Block Programming, Python Programming, and Web Page Building. In addition, this paper has an analysis of the presence of women in undergraduate courses related to Computing, according to some data provided by INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13059
Appears in Collections:BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Júlia_Lorenna.pdf42.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.