Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBravo, Raquel de Souza Francisco-
dc.contributor.authorConceição, Júlia Paixão da-
dc.contributor.authorNascimento, Lorenna Christ'na Araújo-
dc.date.accessioned2020-03-11T14:55:11Z-
dc.date.available2020-03-11T14:55:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Julia Paixão da; NASCIMENTO, Lorenna Chrit'na Araújo. Uma análise a respeito da compreensão dos alunos de ensino fundamental sobre a computação. 2019. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13059-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso visa realizar uma breve análise dos conhecimentos de dez alunos do Ensino Fundamental II, mais precisamente 8º e 9º anos, em relação a área da Computação. Para a realização dessa análise, foi desenvolvida uma disciplina nomeada “Computação: A profissão da diversidade”, que conta com teoria aliada à prática, tendo como propósito ser um incentivo para que os alunos conheçam algumas das diversas subáreas da Computação e se interessem por seguir uma carreira nessa área, além de estimular o Pensamento Computacional. Esta disciplina contou com a criação e aplicação de algumas atividades lúdicas com o intuito de conectar a Computação com a realidade dos alunos, bem como ser uma forma mais atraente para realizar essa apresentação. Dentre alguns dos temas apresentados na disciplina, pode-se citar Grafos, Criptografia, Programação em Blocos, Programação em Python e Construção de uma Página Web. Além disso, este trabalho conta com uma análise a respeito das mulheres nos cursos de graduação em Computação, segundo alguns dados disponibilizados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cruz (bsi@ic.uff.br) on 2020-02-19T17:41:41Z No. of bitstreams: 1 Júlia_Lorenna.pdf: 43807485 bytes, checksum: 708ed5feea240b4d69169ae5e9e5e813 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee.sdc@id.uff.br) on 2020-03-11T14:55:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Júlia_Lorenna.pdf: 43807485 bytes, checksum: 708ed5feea240b4d69169ae5e9e5e813 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T14:55:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Júlia_Lorenna.pdf: 43807485 bytes, checksum: 708ed5feea240b4d69169ae5e9e5e813 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleUma análise a respeito da compreensão dos alunos de ensino fundamental sobre a computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de dadospt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres na computaçãopt_BR
dc.subject.keywordRelações de gêneropt_BR
dc.contributor.membersSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
dc.contributor.membersLyra, Adria Ramos de-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorInformática na educaçãopt_BR
dc.subject.descriptorEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.descriptorMulherpt_BR
dc.subject.keywordotherData analysispt_BR
dc.subject.keywordotherGender relationspt_BR
dc.subject.keywordotherElementary schoolpt_BR
dc.subject.keywordotherEducationpt_BR
dc.subject.keywordotherWomen in computingpt_BR
dc.description.abstractotherThis paper aims to perform a brief analysis of the knowledge of ten students of Elementary School II, more precisely 8th and 9th grade, in relation to the area of ​​Computing. To conduct this analysis, a discipline named “Computing: The Profession of Diversity” was developed, which has theory combined with practice, with the purpose of encouraging students to discover some of various areas of Computing and create in them an interest for Computing career, as well as stimulating the Computational Thinking. This discipline had application of some playful activities in order to connect students with Computing, as well as being a more attractive way to present the related topic. Some of the topics presented in the course include Graphs, Cryptography, Block Programming, Python Programming, and Web Page Building. In addition, this paper has an analysis of the presence of women in undergraduate courses related to Computing, according to some data provided by INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto da Computaçãopt_BR
dc.degree.date2019-12-18-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Júlia_Lorenna.pdf42.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.