Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
dc.contributor.authorSchroeder Neto, Ralf-
dc.date.accessioned2020-03-12T14:19:13Z-
dc.date.available2020-03-12T14:19:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSCHROEDER NETO, Ralf. Monetização de software : uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13074-
dc.description.abstractCom a popularização dos computadores pessoais e smartphones, o mercado de software vem se expandindo ano após ano. Um estudo feito pela EMIS Insights indica que a perspectiva é de crescer 5% por ano entre 2017 e 2021 e, até o final de 2021, as vendas de software e serviços de TI devem alcançar USD 25,8 bilhões com um aumento de 5,7% por ano. Esse crescimento no mercado de software se dá muito pelo aumento no número de usuários. Para capitalizar essa audiência é de extrema importância para os desenvolvedores conhecerem as diversas estratégias de geração de renda com software, pois cada um pode apresentar um modelo diferente que melhor se encaixa em sua forma de utilização e, o sucesso comercial de um software está estritamente ligado em como ele é monetizado, ou seja, em como seu desenvolvedor consegue aplicar estratégias de geração de receita com o software. Este trabalho tem como objetivo conceituar os diversos modelos de monetização de software mais utilizados no mercado e analisar, à luz de casos de sucesso e fracasso, e discutir qual(is) modelos podem ser utilizados de acordo com o modelo de negócio do software. Este trabalho permitiu a criação de um blog contendo os resultados desta investigação de forma a facilitar o acesso de desenvolvedores a este conteúdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cruz (bsi@ic.uff.br) on 2020-02-19T20:18:22Z No. of bitstreams: 1 Ralf.pdf: 2465978 bytes, checksum: bedb8092edf820ce4ec7e8ca133d04ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee.sdc@id.uff.br) on 2020-03-12T14:19:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ralf.pdf: 2465978 bytes, checksum: bedb8092edf820ce4ec7e8ca133d04ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T14:19:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ralf.pdf: 2465978 bytes, checksum: bedb8092edf820ce4ec7e8ca133d04ba (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleMonetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordMonetização de softwarept_BR
dc.subject.keywordAnúnciospt_BR
dc.subject.keywordMicrotransaçõespt_BR
dc.contributor.membersViterbo Filho, José-
dc.contributor.membersSeixas, Flávio Luiz-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorComércio de softwarept_BR
dc.subject.descriptorNegócio eletrônicopt_BR
dc.subject.descriptorDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subject.keywordotherSoftware monetizationpt_BR
dc.subject.keywordotherAdspt_BR
dc.subject.keywordotherMicrotransactionspt_BR
dc.description.abstractotherWith the popularization of personal computers and smartphones, the software market has been expanding year after year. A study made by EMIS Insights indicates that the outlook is for growth of 5% per year between 2017 and 2021, and by the end of 2021, sales of software and IT services should reach $ 25.8 billion with increase of 5, 7% per year. This growth in the software market is due to the increase in the number of users. To capitalize on this audience it is extremely important for developers to be aware of the various models of software income generation, as each software can have a different model that best fits its use and the commercial success of a software is closely linked. on how it is monetized, that is, how its developer can apply revenue generation strategies. This paper aims to conceptualize the most used software monetization models in the market and analyze, in light of success and failure, and discuss which models can be used according to the software business model. This work allowed the creation of a blog containing the results of this investigation in order to facilitate the access of developers to this content.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto da Computaçãopt_BR
dc.degree.date2019-12-05-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ralf.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.