Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13077
Title: Análise da relação entre estágio e desempenho acadêmico dos alunos do curso de sistemas de informação da UFF
Authors: Coelho, Wallace Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Guerra, Raphael Pereira de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisorco: Costa, Leonardo Cruz da
metadata.dc.contributor.members: Costa, Leonardo Cruz da
Seixas, Flávio Luiz
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense tem um profundo interesse em melhorar a qualidade do seu ensino e motivar os estudantes a se formarem. Nesse contexto, um tema de grande relevância é a relação Estudante-Faculdade-Empresa por meio do estágio. São indiscutíveis os benefícios do estágio para o desenvolvimento profissional dos alunos e complemento do processo pedagógico. Porém, o estágio dos alunos do curso de SI da UFF é concomitante ao período letivo e tipicamente com carga horária de 30h por semana. Isso levanta questionamentos sobre uma possível correlação entre estágio e degradação de índices de desempenho acadêmico (\emph{e.g.} número de aprovações e reprovações por semestre) em decorrência da falta de tempo dos alunos para se dedicarem às atividades acadêmicas. Este trabalho tem por objetivo tratar os dados de atividades e desempenho acadêmico discente disponíveis atualmente na Secretaria do curso de SI, modelá-los em um banco de dados relacional sólido e realizar análises preliminares de alguns índices de desempenho acadêmico.
metadata.dc.description.abstractother: The Information Systems course at Universidade Federal Fluminense has a deep interest in improving the quality of its teaching and motivating students to graduate. In this context, a theme of great relevance is the Student-College-Company relationship through the internship. The benefits of the internship for the professional development of the students and the complement of the pedagogical process are unquestionable. However, the internship of students of the IS course at UFF is accompanied by the academic period and typically with a workload of 30h per week. This raises questions about a possible correlation between internship and degradation of academic indices (\emph{e.g.} Number of pass and fail per semester) due to students' lack of time to engage in academic activities. This paper aims to address the activity data and academic performance currently available at the IS Course secretariat, to model them into a solid relational database, and to conduct preliminary analysis of some academic performance indices.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13077
Appears in Collections:BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wallace.pdf880.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.