ANÁLISE DA ATIVIDADE DOS MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS POR MEIO DA ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE DURANTE A MENSURAÇÃO DO ÍNDICE DE ESFORÇO INSPIRATÓRIO CRONOMETRADO
Ventilação mecânica
Eletromiografia de superfície
Músculos respiratórios
Insuficiência respiratória
Respiração artificial
Desmame do respirador
Músculos respiratórios
Eletromiografia
Weaning from mechanical ventilation
Mechanical ventilation
Surface electromyography
Respiratory muscles
Costa, Helson Lino Leite de Souza | Posted on:
2019
Abstract
Introdução. Pacientes com insuficiência respiratória aguda (IRpA), frequentemente necessitam da ventilação mecânica invasiva (VM). Porém, este suporte à vida pode induzir disfunção muscular respiratória. Avaliações funcionais musculares respiratórias são úteis na prática clínica. O índice de esforço inspiratório cronometrado TIE (do inglês, timed inspiratory effort), que avalia a força muscular inspiratória pelo tempo, mostrou-se eficaz na previsão do sucesso no desmame ventilatório. A eletromiografia de superfície (EMGs) é hábil ao mensurar o comportamento das diversas lojas musculares respiratórias bem como sua fatigabilidade. Objetivo. Analisar as relações mecânicas entre os grupos ventilatórios musculares acessórios e principais durante o procedimento de medida do índice TIE. Métodos. Estudo observacional prospectivo incluindo pacientes em VM aptos para o desmame. As variáveis analisadas pela EMGs foram: A raiz quadrada da média (do inglês, root mean square, RMS) para correlação com a força pelo grau de recrutamento de unidades motoras no tempo, e a frequência mediana (FM) para avaliação do potencial de fatigabilidade. Os dados foram obtidos durante o exame de mensuração do índice TIE, em três intervalos de 20 segundos. Os resultados foram comparados nos pacientes que tiveram sucesso ou falha no desmame. Valores de P<0,05 foram considerados significativos. Resultados. A eletromiografia foi capaz de identificar diferenças na geração de força pelo RMS nos pacientes com sucesso e com falha no desmame (P< 0,05). O perfil de contração muscular, recrutamento de fibras e fatigabilidade puderam ser comparadas nos grupos através da FM e da RMS (P< 0,05). Conclusão. A EMGs contribuiu para o entendimento acerca do comportamento dos músculos respiratórios durante a mensuração do índice TIE, sendo o diafragma o músculo de maior expressão dentre o grupo principal, enquanto no grupo de músculos acessórios, o esternocleidomastoideo foi mais participativo e, seus respectivos potenciais de fadiga estiveram presentes no grupo que falhou no desmame ventilatório.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
COSTA, Helson Lino Leite de Souza. Análise do envolvimento dos músculos respiratórios durante a mesnuração do índice TIE empregando eletromiografia de superfície. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Desmame da ventilação mecânicaVentilação mecânica
Eletromiografia de superfície
Músculos respiratórios
Insuficiência respiratória
Respiração artificial
Desmame do respirador
Músculos respiratórios
Eletromiografia
Weaning from mechanical ventilation
Mechanical ventilation
Surface electromyography
Respiratory muscles
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: