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dc.contributor.advisorAmaral, Adriana Facina Gurgel do-
dc.contributor.authorMello, Marisa Schincariol de-
dc.date.accessioned2020-03-19T19:44:39Z-
dc.date.available2020-03-19T19:44:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13120-
dc.description.abstractEstudo sobre o processo histórico de consagração literária de quatro autores – Erico Verissimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz – a partir de suas posições no campo intelectual, desde suas formações intelectuais e estreias literárias, na década de 1930, passando por suas inserções profissionais, até os dias de hoje, quando seus livros se encontram consolidados enquanto clássicos da literatura brasileira e a internet vem modificar a organização da indústria editorial. Os processos de profissionalização do escritor, de consolidação do campo literário e da indústria cultural de massas, no Brasil, acontecem simultaneamente durante as décadas de 1930 a 1960. São privilegiadas na análise as instâncias de consagração próprias ao campo literário, como as editoras, os prêmios literários, a Academia Brasileira de Letras, a crítica, entre outras, e sua ligação permanente, ora de proximidade e ora de conflito, com outros campos, como o político e o econômico, além da recepção pelo público leitor. Trata-se de buscar uma especificidade em cada trajetória e situação, e ao mesmo tempo reconstituir as formas de funcionamento coletivo do movimento literário brasileiro ao longo do século XX e na primeira década de século XXI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central do Gragoatá Digital (digital.bcg.sdc@id.uff.br) on 2020-03-19T19:44:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) COMO SE FAZ UM CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA_ Análise da consagração literária de Erico Verissimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz (1930-2012).pdf: 1564585 bytes, checksum: 381f6b1b7bfc3458971eeb0ca423eeb7 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleComo se faz um clássico da literatura brasileira? Análise da consagração literária de Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queirozpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordModernismopt_BR
dc.subject.keywordConsagração literária e campo intelectualpt_BR
dc.subject.keywordBrasil contemporâneopt_BR
dc.contributor.membersMoraes, Dênis de Roberto Villas Boas de-
dc.contributor.membersCoelho, Frederico Oliveira-
dc.contributor.membersMattos, Rômulo-
dc.contributor.membersPereira, Victor Hugo Adler-
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.subject.descriptorLiteratura brasileira - história e críticapt_BR
dc.subject.descriptorArte modernapt_BR
dc.subject.descriptorConsagraçãopt_BR
dc.subject.keywordotherCulturept_BR
dc.subject.keywordotherLiteraturept_BR
dc.subject.keywordotherModernismpt_BR
dc.subject.keywordotherLiterary consecration and intellectual fieldpt_BR
dc.subject.keywordotherContemporary Brazilpt_BR
dc.description.abstractotherThis thesis aims to study the historical process of literary consecration of four authors: Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado and Rachel de Queiroz. It starts from their positions in the Brazilian intellectual field since their literary debut in the decade of 1930 and also their intellectual formation. The study goes through their professional’s experiences until the present day when their books are consolidated as Brazilian classic literature, and how the internet has changed the organization of the publishing industry. In Brazil the professionalization process of a writer, consolidation of the literary field and cultural industry of masses occur simultaneously during the decades of 1930 and 1960. In the analysis is given emphasis to the instances of consecration characteristic from the literary field such as publishers, literary awards, the Academia Brasileira de Letras, among others, and their permanent relation from one hand close and in the other conflictions with other fields such as political and economical and also beyond the reception of the readers. It is about searching a specificity in each trajectory and situation and in the same time, reconstitute the general forms of functioning of the Brazilian literary movement.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de doutoradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Filosofiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.date2012-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical200fpt_BR
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