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Title: Nas águas do canal : política e poder na construção do canal Campos - Macaé (1835-1875)
Authors: Penha, Ana Lucia Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Carlos Gabriel
metadata.dc.contributor.members: Arruda, José Jobson de Andrade
Salles, Ricardo
Piñeiro, Théo Lobarinhas
Pereira, Walter Luiz C. de Mattos
Issue Date: 2012
Abstract: Este trabalho busca investigar as relações econômicas e políticas engendradas na construção do canal Campos - Macaé, ambicioso projeto que pretendeu ligar esses dois municípios fluminenses, favorecendo o circuito de mercadorias entre o norte fluminense e o Rio de Janeiro através do porto de Imbetiba, em Macaé. Entre seus principais protagonistas destacou-se José Carneiro da Silva, visconde de Araruama, importante chefe político regional. Objeto da expectativa de fazendeiros locais e da administração provincial fluminense a obra iniciada por volta de 1845 estendeu-se por quase trinta anos sem, contudo, alcançar os resultados que eram esperados. A pretexto de investigar as etapas da construção do extenso canal, a pesquisa procura situar os avanços e retrocessos da obra no cenário político das décadas de 1830 a 1870. As inserções políticas dos fazendeiros do norte fluminense no âmbito da administração provincial e do governo central estiveram no centro das questões envolvendo o canal e outras obras de infraestrutura na província, revelando a imbricada relação entre política e economia no Império.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to investigate political and economical relations engendered on the construction of Campos-Macaé Channel building. That was an aspiring project that intends to link these two cities, allowing transit of goods between Norte Fluminense region and Rio de Janeiro State through Imbetiba seaport located in Macaé. Among the main leading figures there was José Carneiro da Silva, the Araruama’s viscount, an important political leader from this region and also a promising character for local farmers and fluminense’s provincial governance. The works began around 1845 and took almost 30 years without achieve the so expected results. This study also aims to investigate the steps in this long channel’s construction. This research tries to point out advances and regressions of its building during political scenario from 1830 to 1870 period. The history of opening and abandonment of this channel-project, must be understood regarding Norte Fluminese’s farmers, its participation on provincial politics and its links with the Central Government, demonstrating such tight relations between politics and economics in the Empire.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13122
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