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Title: Filmes found footage: fragmento e heterogêneos no laboratório da vanguarda
Authors: Vieira Junior, Luiz Garcia
metadata.dc.contributor.advisor: Migliorin, Cezar
metadata.dc.contributor.members: Sibilia, Maria Paula
Brasil, André Guimarães
Issue Date: 2011
Abstract: A pesquisa concentra-­‐se nos filmes found footage como uma das práticas de reemprego de imagens dentre outras recorrentes na contemporaneidade. Esta cinematografia, instalada como um campo específico do cinema avant-­‐garde ou experimental, acessando o acervo audiovisual constituído principalmente a partir da experiência do cinema, estabelece, ao operar por desvio e através de variadas formas de elaboração de novos filmes, reflexões acerca da materialidade do suporte e da natureza de suas imagens. Este caráter híbrido que funde o suporte e o dado que carrega, tratados de maneira dissociada de seu uso prévio, é a especificidade dos filmes found footage. Essas novas formulações, agenciadas primordialmente pela operação da montagem, tornam-­‐se objetos de discussão do binômio estética e política no sentido que, através dos gestos de suas realizações, expõem aspectos sobre a natureza ontológica da imagem cinematográfica, suas técnicas e modos de produção, pensados como uma rede de interações e confrontações.. Como corpus da pesquisa selecionamos um bloco de filmes da filmografia do realizador austríaco Peter Tscherkassky, por ele denominados Films from a Dark Room: a trilogia cinemascope, com L’ Arrivée (1998), Outer Space (1999), Dream Work (2001); e seu penúltimo filme, Instructions for a Light and Sound Machine (2005).
metadata.dc.description.abstractother: The research focuses on films found footage as a practice of re-­‐employment of images in contemporary among other applicants. This cinematography, installed as a field of cinema avant-­‐garde or experimental, accessing the audiovisual collection consists mainly from the experience of cinema, establishing, operating and misuse through various forms of elaboration of new films, ideas about the materiality support and the nature of their images. This hybrid character that merges the support and the data it carries, treated dissociated from its previous use, is the specificity of the found footage films. These new formulations, agencies primarily for the operation of the montage, they become objects of discussion of the binomial aesthetics and politics in the sense that through the actions of their accomplishments, they expose aspects of the ontological nature of the film image, its techniques and modes of production, thought of as a network of interactions and confrontations. As the corpus of research we selected a block of films of the filmography director Peter Tscherkassky austrian, which he called Films from a Dark Room: a trilogy cinemascope, with L 'Arrivée (1998), Outer Space (1999), Dream Work (2001); and his penultimate film, Instructions for a Light and Sound Machine (2005).
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13154
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