Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157
Title: Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque
Authors: Lima, Roberto Robalinho
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Fernando Morais da
metadata.dc.contributor.members: Resende, Fernando
Capistrano, Tadeu
Issue Date: 2012
Abstract: A Guerra do Iraque é diferente de qualquer outra. Suas batalhas são o confronto entre uma forma moderna e pós-moderna da guerra. É um conflito originado no coração do capitalismo contemporâneo. Uma guerra mais próxima à dominação das formas de vida do que da conquista territorial. Como o corpo deste conflito novo passa a existir como narrativa cinematográfica? Esta dissertação faz uma tentativa de compreender como imagens, narrativas e filmes desse conflito são elaboradas. Para isso examina três filmes recentes sobre a Guerra do Iraque, Guerra sem cortes (Brian de Palma, EUA, 2007), Guerra ao terror (Catherine Bigelow, EUA, 2010) e Zona Verde (Paul Greengrass, EUA, 2010). São justapostos a estes filmes outras imagens e narrativas da guerra. As similaridades e lacunas entre eles constroem um mapa aberto das narrativas da guerra. Multiplicidade e confronto de relatos, ausência de inimigos e mortos, ponto de vista fantasma, tensões entre substância e imaterialidade, um e múltiplos, são algumas das estratégias narrativas identificadas e analisadas nos filmes, imagens e relatos presentes nesta dissertação.
metadata.dc.description.abstractother: The Iraq War is like no other conflict. Its battles are also the confrontation of a modern and post-modern form of war. A war made in the heart of contemporary capitalism. A warfare that is closer to the domination of lifeforms instead of territorial conquest. How this new body of conflict is transformed into cinematic narrative? This work attempts to understand how the images, narratives and films of this conflict are developed. To do this it investigates three recent films about the Iraq War, Redacted (Brian de Palma, EUA 2007), The hurtlocker (Catherine Bigelow, EUA 2010) and Green zone (Paul Greengrass, EUA 2010). These films are put side by side with other images and narratives of the war. The similarities and distances between them create an open map of the war’s narratives. Multiplicity and confrontation of accounts, absence of enemies and death, the ghost point of view shot, tensions between substance and no substance, one and multiple, are some of the narrative strategies present in the films, images and accounts analysed.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13157
Appears in Collections:PPGCOM - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miragens e estilhaços - Dissertação - PPGCOM.pdf532.57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons