Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13159
Title: Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida
Authors: Souza, Thiago Dantas de
metadata.dc.contributor.advisor: Barrelo Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.members: Barrelo Junior, Nelson
Almeida, Lúcia da Cruz de
Martins, Jorge Simões de Sá
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Souza, Thiago Dantas de. Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida. 2019. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: O presente trabalho busca fazer um relato sobre a proposição e aplicação de uma sequência didática voltada para inserção do tema Natureza da Ciência para estudantes da educação básica. Diante da grande dificuldade que muitas pessoas têm de compreender o que é a ciência e da sua importância para a sociedade, a escolha do tema Natureza da Luz se deu por seu caráter lúdico e próximo dos estudantes, o que pôde proporcionar uma aproximação entre estes e o conhecimento. Para incentivar a autonomia discente, a proposta da metodologia de Sala de Aula Invertida foi aplicada, através de três encontros de 100 minutos cada, com uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Foi utilizado material de divulgação científica enviado para o momento entre encontros, buscando possibilitar maior aproveitamento do momento de sala de aula para debates e atividades programadas. Todos os encontros foram transcritos, onde uma análise foi feita, procurando perceber como o contato entre os pares e com o próprio professor pôde enriquecer o conhecimento dos discentes. Diante desta análise, percebe-se a importância do tema aos estudantes do ensino básico, uma vez que estes não têm qualquer contato com o ensino sobre a ciência, desconhecendo as diferenças entre este e outros tipos de conhecimento. Também fica claro como trazer um plano de fundo para falar sobre a Natureza da Ciência é estimulante, sobretudo quando tratado dentro da aula de ciências. Entretanto, o tema requer tempo e meios diversos para ser bem fundamentado, portanto, requer, do docente, empenho e criatividade para ser colocado em prática.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to report on the proposition and application of a didactic sequence aimed at inserting the Nature of Science theme for basic education students. Given the big difficulty that many people have to understand what science is and its importance to society, the choice of the Nature of Light was due to its playful and close character of students, what can offer a approach between these and the knowledge. To encourage student autonomy, the proposed Inverted Classroom method was applied through three 100 minute meetings with a first-year high school class from a state school. It was used scientific dissemination material sent for the moment between meetings, seeking to enable greater use of the classroom moment for debates and scheduled activities. All meetings were transcribed, where an analysis was mad, trying to understand how the contact between peers and the teacher himself could enrich the students knowledge. Given this analysis, you realize the importance of the theme to elementary school students, since they have no contact with science teaching itself, unaware of the differences between these and other types of knowledge. It is also clear how bringing a background to talk about Nature of Science is stimulating, especially when treated within science class. However, the subject requires time and diverse means to be well founded, therefore requires the teacher commitment and creativity to be put in practice.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13159
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Dantas de Souza.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons