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Title: Física solar: ensinando tópicos de Física Moderna para o Ensino Médio
Authors: Menezes, Keylanne Beatriz de Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Barrelo Júnior, Nelson
metadata.dc.contributor.members: Barrelo Júnior, Nelson
Almeida, Lúcia da Cruz de
Mendes, Raissa Fernandes Pessoa
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Menezes, Keylanne Beatriz de Lima. Física solar: ensinando tópicos de Física Moderna para o Ensino Médio. 2019. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: O referente trabalho monográfico apresenta uma sequência didática voltada para a 3a série do Ensino Médio. É uma proposta baseada no ensino por investigação para a introdução ao Ensino da Física Moderna, utilizando o Sol como objeto de estudo. O conteúdo, ora, exposto constitui-se em uma das múltiplas formas de ensinar essa modalidade da Física para o Ensino Médio. Além disso, há uma exposição sobre o ensino investigativo e de como esse método pode ser aplicado em sala de aula. Durante a sequência, foram utilizados dois experimentos: um para determinar a temperatura da fotosfera solar e outro para verificar as linhas espectrais emitidas por várias fontes luminosas diferentes. O objetivo destes experimentos é mostrar aos estudantes o quanto é possível, utilizando-se de instrumentos simples, gerar bons e satisfatórios resultados a respeito dos fenômenos estudados. Há também um debate sobre a natureza nociva das radiações que têm como objetivo principal, desenvolver a capacidade argumentativa dos discentes. As atividades e temas propostos na sequência didática estão em conformidade com os documentos oficiais de educação e vigentes no Brasil.
metadata.dc.description.abstractother: Le travail monographique connexe présente une séquence didactique axée sur la 3e année du secondaire. Il s’agit d’une proposition basée sur la recherche pour l’enseignement de la physique moderne utilisant le soleil comme objet d’étude. Le contenu désormais exposé constitue l’une des multiples façons d’enseigner cette modalité de la physique au lycée. De plus, il y a une exposition sur l’enseignement d’investigation et comment cette méthodologie peut être appliquée en classe. Au cours de la séquence, deux expériences ont été utilisées : l’une pour déterminer la température de la photosphère solaire et l’autre pour vérifier les raies spectrales émises par plusieurs sources lumineuses différentes. L’objectif de ces expériences est de montrer aux étudiants combien il est possible, à l’aide d’instruments simples, de générer de bons résultats concernant les phénomènes étudiés. Il y a aussi un débat sur le caractère nocif des rayonnements dont l’objectif principal est de développer la capacité argumentative des étudiants. Les activités et les sujets proposés dans la séquence didactique sont conformes aux documents éducatifs officiels en vigueur au Brésil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13161
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