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GASTRONOMIA MOLECULAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Sequência didática
Experimentação
Gastronomia molecular
Esferificação
Ensino de química
Gastronomia molecular
Prática de ensino
Ensino médio
Teaching practice
Didactic sequence
Experimentation
Molecular gastronomy
Spherification
Sakae, Rosa Mayumi | Posted on:
2018
Abstract
A busca por um ensino de química que rompa a barreira do abstracionismo direciona os docentes para a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem com abordagem mais prática. Nesse sentido, a experimentação é vista como uma ferramenta que proporciona aos alunos uma visualização dos conceitos que, até então, possuíam pouca ou nenhuma aplicação prática. Além disso, o simples ato de quebrar a rotina de quadro e giz desperta interesse e motiva a busca por conhecimento. Objetivando tais fatores, este trabalho relata o desenvolvimento de uma sequência didática que resulta em uma prática docente onde o professor atua como mediador no processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a contextualização, utilização de assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos, promove uma aproximação e facilita o entendimento de conceitos científicos. Visando esse aspecto, a exploração do tema gastronomia molecular como ferramenta para o ensino de conceitos como átomos, íons e ligação química, através da utilização da técnica de esferificação, promove uma experiência única onde os sentidos tato, paladar e visão são despertados. A prática docente foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, pertencentes ao Projeto de Alfabetização Científica para Alunos do Ensino Médio (PACAEM), no Colégio Estatual Liceu Nilo Peçanha. A aula proposta se constitui de três momentos pedagógicos: apresentação em PowerPoint, parte experimental e avaliação por meio de questionário. Todas as etapas apresentaram resultados satisfatórios, destacando-se o interesse e a participação ativa dos alunos
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SAKAE, Rosa Mayumi. Gastronomia molecular para o ensino de química. 2018. 57f. Monografia de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
Prática docenteSequência didática
Experimentação
Gastronomia molecular
Esferificação
Ensino de química
Gastronomia molecular
Prática de ensino
Ensino médio
Teaching practice
Didactic sequence
Experimentation
Molecular gastronomy
Spherification
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