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Title: Currículo mínimo de química e contextualização
Authors: Abrahão, Joseane Garcia
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
metadata.dc.contributor.members: Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Araújo Neto, Waldmir Nascimento
Chinelli, Maura Ventura
Issue Date: 2019
Citation: ABRAHÃO, Joseane Garcia. Currículo mínimo de química e contextualização. 2019. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Durante as últimas décadas documentos oficiais da educação e pesquisas na área de ensino de Química sobre abordagens didáticas vêm destacando a utilização da contextualização dos conhecimentos científicos como um princípio norteador do currículo ou uma ferramenta pedagógica que possibilitam um melhor aprendizado de conceitos ou objetivam a formação da cidadania. Nesta pesquisa, buscamos, realizar uma análise do Currículo Mínimo de Química da SEEDUC RJ para o 1º ano do Ensino Médio, verificando seu alinhamento às teorias do currículo, políticas públicas educacionais brasileiras implementadas a partir da década de 90, concepções de conhecimento poderoso de Michael Young e concepções de contextualização apresentadas em documentos oficiais e pesquisas. Após essa análise, aplicando os conceitos de contextualização via abordagem temática foi realizada a reconstrução da grade curricular do Currículo Mínimo de Química da SEEDUC RJ para o 1º ano do Ensino Médio e a elaboração do produto final dessa dissertação. O produto consiste em um material de apoio ao professor para o entendimento das teorias de currículo, políticas públicas educacionais brasileiras, principais concepções de contextualização e aplicação da metodologia de abordagem temática para contextualização no ensino de Química e uma proposta de contextualização por abordagem temática para a grade curricular do Currículo Mínimo de Química da SEEDUC RJ para o 1º ano do Ensino Médio
metadata.dc.description.abstractother: During the last decades official documents of education and research in the area of chemistry teaching about didactic approaches have been highlighting the use of the contextualization of scientific knowledge as a guiding principle of the curriculum or a pedagogical tool that enables a better learning of concepts or the formation of science. citizenship. In this research, we seek to perform an analysis of the Minimum Chemistry Curriculum of SEEDUC RJ for the 1st year of High School, verifying its alignment with curriculum theories, Brazilian educational public policies implemented from the 90s, conceptions of powerful knowledge of Michael Young and conceptions of contextualization presented in official documents and research. After this analysis, applying the concepts of contextualization via the thematic approach, the reconstruction of the curriculum of the Minimum Chemistry Curriculum of SEEDUC RJ for the 1st year of High School and the elaboration of the final product of this dissertation was performed. The product consists of a teacher support material for the understanding of curriculum theories, Brazilian educational public policies, main concepts of contextualization and application of the thematic approach methodology for contextualization in chemistry teaching and a proposal of thematic approach contextualization for curriculum of the Minimum Chemistry Curriculum of SEEDUC RJ for the 1st year of High School
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13167
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