Metadata
Show full item record
OS DETERMINANTES DOS PREÇOS DOS INGRESSOS DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A NO PERÍODO DE 2012 A 2018
Futebol
Preço de ingressos
Demanda por futebol
Dados em painel
Demanda
Futebol
Determinação de preços
Sport economics
Football
Ticket price
Demand for soccer
Panel data
Thomaz, Ivens Nunes | Posted on:
2019
Abstract
O futebol Brasileiro movimenta quantias milionárias todos os anos e as receitas de bilheteria fazem parte de toda essa movimentação. Assim, o presente trabalho teve por objetivo identificar e mensurar os determinantes do preço dos ingressos de futebol por meio de um estudo de caso para o campeonato Brasileiro no período de 2012 a 2018. O referencial teórico que sustentou as análises se baseou na teoria econômica da formação de preços. Quanto à metodologia empírica, aplicou-se um modelo de regressão com dados em painel para se estimar os determinantes dos preços dos ingressos. A amostra foi comporta por 1596 jogos de 12 clubes durante o período analisado. Além disso, destaca-se que, por meio de uma revisão de literatura acerca do tema foi possível definir as variáveis presentes no modelo econométrico. A partir da aplicação do modelo pode-se observar que a maioria das variáveis explicavam os determinantes preço dos ingressos com magnitude considerável, principalmente as variáveis custo e estádio. Assim, estas devem ser sempre observadas com atenção e devem ser levadas em consideração antes da realização de qualquer partida, pois estádios modernos têm custos operacionais mais elevados; porém, um maior potencial de atração do público. As demais vaiáveis compõem fatores esportivos que afetam a demanda pelo jogo e podem propiciar um maior lucro se bem exploradas, como jogos no fim de semana e clássicos, bem como um bom desempenho esportivo. A teoria do custo total de Hall e Hitch explica de forma satisfatória os fatores econômicos na formação de preços para os ingressos do campeonato Brasileiro, portanto
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
THOMAZ, Ivens Nunes. Os determinantes dos preços dos ingressos de futebol: um estudo de caso para o campeonato brasileiro da série A no período de 2012 a 2018. 2019. 56 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.Subject(s)
Economia do esporteFutebol
Preço de ingressos
Demanda por futebol
Dados em painel
Demanda
Futebol
Determinação de preços
Sport economics
Football
Ticket price
Demand for soccer
Panel data