TUDO ISTO É POP: PORTUGALIDADES MUSICAIS CONTEMPORÂNEAS ENTRE A 'TRADIÇÃO' E A 'MODERNIDADE'
Relações Brasil-Portugal
Identidades culturais
Tradição e modernidade
Música e mídia
Música popular Identidade cultural Educação multicultural
Portuguese music
Brazil-Portugal relations
Cultural identities
Tradition and modernity;
Music and media
Monteiro, Tiago José Lemos | Posted on:
2012
Abstract
Esta tese tem por objetivo geral efetuar uma análise do panorama pop português
contemporâneo a partir das articulações entre formas tradicionais e quadros de modernidade
na conformação de múltiplas portugalidades musicais em tempos de globalização, mediante
uma investigação multiperspectivística das matrizes culturais e identitárias que atravessam a
produção musical lusa do último decênio. Um primeiro objetivo específico é o de cartografar
quais mapas de significância estão norteando o universo pop/rock luso contemporâneo,
levando-se em consideração o caráter recente de determinados processos vivenciados pela
sociedade portuguesa, como a entrada na União Europeia, a adoção do euro, a intensificação
dos fluxos migratórios (muitos deles, decorrentes da dissolução do aparato colonial) e o
reordenamento das relações e trocas simbólicas que Portugal mantém com diversos contextos
nacionais. Um segundo objetivo específico consiste em verificar em que medida tais
processos afetam os modos pelos quais a própria idéia de música portuguesa, aqui percebida
como uma narrativa instável e em constante reescritura, passa a incorporar um sentido de
portugalidade múltiplo, que passa, por um lado, pela apropriação de matrizes a priori externas
àquele contexto, e por outro pelo reprocessamento de formatos constituintes daquilo que
nomeio como patrimônio midiático luso, relação esta que o distanciamento em relação a
circunstâncias históricas como as quase cinco décadas de salazarismo e os anos posteriores à
Revolução em alguma medida vêm tensionando. Por último, interessa-me explorar o lugar
que as relações simbólicas e as trocas culturais entre Portugal e Brasil ocupam nesta nova
dinâmica, a partir de uma perspectiva que questiona o discurso senso comum da inversão dos
fluxos ou da substituição de hegemonias. Proponho, como hipótese de pesquisa, que certas
características do momento contemporâneo (como, por exemplo, a intensa circulação tanto de
pessoas, na condição de migrantes ou turistas, quanto de informações pelas redes digitais)
favorecem a adoção, pelo universo musical massivo e midiático luso, de uma postura
reflexiva em relação à sua própria genealogia e aos principais nomes, gêneros, formatos e
discursos que o constituíram ao longo dos últimos cinqüenta anos. Questiono, ainda, se a
própria concepção de música portuguesa que fundamenta esta tese não seria, por si só,
bastante problemática, a partir do momento em que se intensificam as articulações entre
matrizes “nacionais” e outras matrizes da ordem do pop global.
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TeseSubject(s)
Música portuguesaRelações Brasil-Portugal
Identidades culturais
Tradição e modernidade
Música e mídia
Música popular Identidade cultural Educação multicultural
Portuguese music
Brazil-Portugal relations
Cultural identities
Tradition and modernity;
Music and media
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