DO PRETO-E-BRANCO AO COLORIDO: RAÇA E ETNICIDADE NO CINEMA BRASILEIRO DOS ANOS 1950-70
Raça
Etnicidade
Intelectuais
Cinema brasileiro
Raça
Etnicidade
Intelectual
Brazilian Cinema
Race
Ethnicity
Intellectuals
Lapera, Pedro Vinicius Asterito | Posted on:
2012
Abstract
Esta tese analisa o debate intelectual e estético sobre povo, raça e etnicidade no
campo do cinema brasileiro e as implicações deste processo na formulação das imagens
de Brasil e dos grupos retratados nas obras. Para isso, elegeu-se um corpus de doze
filmes que englobam o período compreendido entre o final dos anos 1950 até os anos
1970. As categorias brancos, negros, índios e “nordestinos”, mobilizadas racial e
etnicamente nas narrativas dos filmes escolhidos para esta pesquisa (e de muitos outros
ao longo da história do cinema brasileiro), serão analisadas a partir de uma perspectiva
relacional, na qual a articulação entre identidades, memórias e projetos revela-se
fundamental no sentido de compreender os processos sociais que atuaram na produção
de estigmas e, em outros momentos, na contestação desse lugar do estigma. Ademais,
analisamos as mudanças no habitus dos agentes do campo cinematográfico no tocante à
imagem de um povo brasileiro heterogêneo, mas integrado racial e etnicamente, para
uma imagem na qual o apelo a identidades raciais e étnicas pode ser percebido.
[Texto sem Formatação]
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TeseSubject(s)
Cinema brasileiroRaça
Etnicidade
Intelectuais
Cinema brasileiro
Raça
Etnicidade
Intelectual
Brazilian Cinema
Race
Ethnicity
Intellectuals
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