Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13185
Title: A radioatividade no ensino médio militar e ensino técnico, como ferramenta introdutória em avaliações de emergência radiológicas e nucleares
Authors: Freitas, Elisângela Maria de
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Roberto Meigikos dos
metadata.dc.contributor.members: Anjos, Roberto Meigikos dos
Cid, Alberto Silva
Latini, Rose Mary
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: Freitas, Elisângela Maria de. A radioatividade no ensino médio militar e ensino técnico, como ferramenta introdutória em avaliações de emergência radiológicas e nucleares. 2019. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Inclui produto final anexo, com 40f.
Abstract: Neste trabalho é apresentado a proposta de um material didático voltado para o ensino médio do Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, situado na cidade de Niterói, para o ensino técnico e ainda para a formação dos policiais da corporação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Consiste, como produto final, em uma proposta com uma série de informações que somadas auxilia na atuação em uma emergência radiológica ou nuclear com a finalidade de salvaguardar a vida de quem está atuando e a de terceiro. Onde seu objetivo é abordar, analisar, discutir os pontos sensíveis de uma emergência radiológica ou nuclear. Para tanto foi realizada uma pesquisa nos livros didáticos de química buscando o que é abordado envolvendo o tema radioatividade, na qual foi observado a fragmentação no assunto tais como os princípios físicos da radiação. A partir desse ponto, foram introduzidos os tópicos que envolvem radiação tais como, partículas Alfa, Beta e Raios X e gama. Foi trabalhado os princípios físicos da radiação que são eles a lei do inverso do quadrado da distância, atenuação da radiação eletromagnética e contaminação, esses são os pilares para a compreensão deste trabalho. O passo seguinte está em toda a dinâmica envolvendo uma situação problema. Neste momento é demonstrado como e de que forma se introduzem os conceitos físicos, assim como os todos os cálculos envolvidos. Deu-se ênfase ao estudo de um caso fictício em um cenário real, que envolveu a colisão de um veículo que transportava material radioativo, gerando um risco radiológico. Essa situação exigiu uma estrutura de resgate, semelhante a que mobilizaria o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET – Rio) e que possibilita ao aluno uma reflexão baseada em tudo que foi discutido anteriormente. Concluiu que se tratando de uma quebra de paradigma sobre o assunto e ao mesmo tempo apontando para a perspectiva de um entendimento mais claro simples e conciso, observando que é necessário o debate no ambiente escolar como porta para deixar de temer e sim compreender de fato o que é radiação e com o lidar com ela.
metadata.dc.description.abstractother: This paper presents a proposal of a teaching material for the high school of the Military Police College of the State of Rio de Janeiro, located in the city of Niterói, for the technical education and for the training of police officers of the State Military Police. from Rio de Janeiro. Consist, as the end product, of a proposal with a series of information that will add aid in cases of radiological or nuclear emergency with the use of safeguarding the life of who is acting and the third. Where your goal is to address, analyze, discuss the attack points of a radiological or nuclear explosion. To this end, a research was conducted in chemistry textbooks that search or address the radioactivity theme, which was observed as fragmentation in the subject as the clinical trials of application. From that point, topics involving such effects as Alpha, Beta and X-ray and gamma were introduced. The physical principles of radiation were elaborated, which are laws of inversion of the square of distance, attenuation of electromagnetic pressure and contamination, these are the pillars for the execution of this work. The next step is in any case involving a problematic situation. At this point, it is shown how and how physical concepts are introduced, as well as all the calculations involved. Emphasis was placed on the study of a fictitious case in a real scenario involving a collision of a vehicle carrying radioactive material, generating a radiological hazard. This situation requires a rescue structure, similar to the mobilization of the Mobile Emergency Care Service (SAMU), the Rio de Janeiro State Military Police (PMERJ), the Fire Department, the Municipal Guard and the Rio de Janeiro Traffic Engineering Company Janeiro (CET - Rio) and that allows the student to reflect on everything that was previously discussed. He concluded that this is a paradigm break on the subject and, at the same time, for a clearer and more concise perspective of understanding, observing that it is necessary or debate in the school environment as a door to leave the time but to understand the fact or that it is pollution and deal with or deal with it.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13185
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Elisangela Freitas.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
Produto Elisangela Freitas.pdf747.26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons