Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13186
Title: Avaliação de uma intervenção pedagógica para o ensino de pilhas e equilíbrio químico
Authors: Borges, Anna Gabrielle Moreira de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Chacon, Eluzir Pedrazzi
metadata.dc.contributor.members: Chacon, Eluzir Pedrazzi
Guimarães, Pedro Ivo Canesso
Borges, Marcia Narcizo
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: BORGES, Anna Gabrielle Moreira de Souza. Avaliação de uma intervenção pedagógica para o ensino de pilhas e equilíbrio químico. 2019. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Inclui em anexo um caderno didático para o professor, contendo 46f.
Abstract: Esta dissertação é uma pesquisa qualitativa que busca avaliar uma intervenção pedagógica desenvolvida para o ensino de Pilhas e Equilíbrio Químico, aplicada a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede privada. Para trabalhar o conteúdo de Pilhas foram utilizadas diferentes metodologias, sendo desenvolvida uma oficina temática que contou com algumas ferramentas didáticas, tais como vídeo, experimentação, além da realização de um projeto na forma de uma campanha de conscientização sobre o descarte adequado de pilhas e baterias, realizada pelo professor em conjunto com duas turmas de segunda série do Ensino Médio. No conteúdo de Equilíbrio Químico, para trabalhar os conceitos de acidez, basicidade e pH foi realizado um experimento, no qual houve a determinação do pH de diversas substâncias cotidianas, utilizando papel universal de pH e extrato de repolho roxo. Apesar deste experimento ser consagrado na literatura, pôde-se observar o caráter motivacional e instigante que esta ferramenta trouxe para a sala de aula, contribuindo para a compreensão dos conceitos. Para o estudo do Equilíbrio de Solubilidade, foi desenvolvido e aplicado um vídeo de caráter interdisciplinar, objetivando articular a Química com fatos do cotidiano, de modo a trazer uma reflexão de modo crítico sobre as ações do homem na natureza. A aplicação das estratégias didáticas utilizadas mostrou-se muito eficiente, por permitir o desenvolvimento do espírito crítico e científico. Grande parte das dificuldades encontradas relacionou-se ao pouco tempo disponível neste tipo de escola, que prioriza a preparação para o vestibular. Porém, com a organização correta foi possível driblar a falta de tempo e permitir o desenvolvimento destas estratégias. A aplicação destas atividades mostrou-se bastante interessante e permitiu uma abordagem da Química menos abstrata e mais instigante. Além disto, a partir desta pesquisa desenvolveram-se dois produtos educacionais, um Caderno Didático para orientação de outros professores e um vídeo didático
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation is a qualitative research that seeks to evaluate a pedagogical intervention for the teaching of Batteries and Chemical Equilibrium applied to High School students from a private school. In order to work on the contents of Batteries, methodologies were used, and a thematic workshop was developed, which included some didactic tools, such as video, experimentation, as well as a project in the form an awareness-raising campaign about the proper disposal of batteries, carried out by the teacher together with two groups of second-year students of high school. In the Chemical Equilibrium content, to work on the concepts of acidity, basicity and pH, an experiment was carried out, in which the pH of several everyday substances was determined using a universal pH paper and red cabbage extract. Although this experiment is well-known in the literature, it was possible to observe the motivational and thought provoking character that this tool brought to the classroom, contributing to the understanding of the concepts. For the study of Solubility Equilibrium, an interdisciplinary video was developed and applied, aiming at the understanding of Chemistry with everyday facts, in order to bring a critical reflection on the actions of man in nature. The application of the didactic strategies used proved to be very efficient, because it allowed the development of the critical and scientific spirit. It also provided students with tools that would enable them to be a transformative agent. Most of the difficulties encountered were related to the short time available in this type of school, which prioritizes preparation for the entrance exam. Besides the fact that these works cannot be evaluative. But with the right organization, it is possible to circumvent the lack of time and allow the development of these strategies. In addition to that, some tools, such as video, in a short time, enable the development of a range of content that would not be possible with traditional approaches alone. It was then necessary to implement these activities with regard to the formation of the full citizen, as well as playful and motivating instruments that make the teaching of chemistry less abstract and more interesting. Also, from this research two educational products were developed, a didactic notebook for guidance of other teachers and a didactic video.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13186
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Anna Gabrielle.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open
Produto Anna Gabrielle.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons