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Title: Proposta de processo para mensuração do desperdício de alimentos na rede de ensino de Quatis/RJ
Other Titles: Process proposal for measuring food waste in the education network in Quatis / RJ
Authors: Leite, Gilsely Aparecida Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: César, Aldara da Silva
metadata.dc.contributor.advisorco: Conejero, Marco Antônio
metadata.dc.contributor.members: Guabiroba, Ricardo César da Silva
Lemos, Fernanda Kesrouani
Issue Date: 2019
Citation: LEITE, Gilsely Aparecida Carvalho. Proposta de processo para mensuração do desperdício de alimentos na rede de ensino de Quatis/RJ. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Abstract: Objetivo do trabalho: Espera-se que a população mundial cresça mais de um terço até 2050, ou seja, para alimentar 9,1 bilhões de pessoas exigiria elevar a produção geral em cerca de 70%. Por outro lado, estima-se que 25% a 50% dos alimentos produzidos sejam desperdiçados ou perdidos ao longo das cadeias de suprimentos alimentares. O desperdício de alimentos é uma questão significativa, pois implica em custos sociais, ambientais e econômicos. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a prioridade é elaborar métodos para não gerar ou reduzir os resíduos. Desta forma, quantificar o desperdício é uma parte importante no processo, também primária, para o estabelecimento de metas que visem a eficiência de uma organização. Ainda, numa discussão mais abrangente, acompanhar o desperdício de alimentos em escolas públicas no Brasil implica em discutir sobre a eficácia das políticas e intervenções destinadas a garantia da alimentação escolar. Diante ao exposto, este estudo teve o objetivo de propor um processo de mensuração do desperdício de alimentos adequado para a rede municipal de ensino. Procedimentos/Método para solução do problema: Quanto aos procedimentos, utilizou-se a revisão da literatura, pesquisa documental, pesquisa eletrônica, estudo de campo e design science. Quanto aos métodos para coleta de dados, para diagnóstico do problema, foram utilizadas entrevistas com os profissionais atuantes no Departamento de Nutrição, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e nas Unidades Escolares. A análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Posteriormente, para validação da proposta do processo, foi aplicado um questionário com escala customizada junto aos responsáveis envolvidos com a alimentação escolar do município. Resultados: Constatou-se que o município de Quatis, atualmente, não mensura os alimentos desperdiçados nas unidades escolares da rede de ensino, não havendo assim uma gestão desse excedente. Desta forma, elaborou-se um processo para auxiliar a rede municipal de ensino nesse controle, com a devida validação dos gestores envolvidos com a alimentação escolar do município. Implicações práticas: Trata-se de uma demanda espontânea com impacto na área social e econômica, sendo o impacto estimado desse estudo de médio teor, pois considera a combinação de conhecimentos pré-estabelecidos. Originalidade e contribuições: O processo proposto é adequado ao ambiente escolar do município, e quando aplicado apresenta as especificações para mensuração dos alimentos preparados e sobras das unidades escolares. Esse instrumento tem o potencial de contribuir com o aumento do consumo de refeições saudáveis e com a redução dos alimentos desperdiçados na rede de ensino. Essas contribuições têm aderência com a linha de atuação 3: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, sem vínculo à projeto de pesquisa específico, pois se trata de um projeto isolado. Produção Técnica/Tecnológica: Enquadra-se como processo de gestão, pertencente ao eixo 1 – produtos e processos, que se caracteriza pelo desenvolvimento de produto técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção. O processo apresenta aplicabilidade devido a concordância e participação dos gestores envolvidos com a alimentação escolar, oportunizando inovação e eficiência na gestão da alimentação escolar do município.
metadata.dc.description.abstractother: Research Objective: The world's population is expected to grow by more than a third by 2050, ie to feed 9.1 billion people would require raising overall production by about 70%. On the other hand, it’s estimated that 25% to 50% of the food produced is wasted or lost along food supply chains. Food waste is a significant issue as it entails social, environmental and economic costs. According to the Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), the priority is to develop methods not to generate or reduce waste. Thus, quantifying waste is an important part of the process, also a primary one, in setting goals for an organization's efficiency. Still, in a broader discussion, monitoring food waste in public schools in Brazil implies discussing the effectiveness of policies and interventions aimed at ensuring school feeding. Given the above, this study aimed to propose a process of measuring food waste appropriate for the municipal school system. Procedures / Method for problem solving: The procedures used were literature review, documentary research, electronic research, field study and design science. Regarding the methods for data collection to diagnose the problem, interviews were used with professionals working in the Department of Nutrition, the Municipal Secretariat of the Environment and the School Units. The analysis of the results was performed through content analysis. Subsequently, to validate the process proposal, a custom scale questionnaire was applied to those responsible for school feeding in the municipality. Results: It was found that the municipality of Quatis does not currently measure food wasted in the school units of the school system, thus not managing this surplus. Thus, a process was elaborated to help the municipal school system in this control, with the proper validation of the managers involved with the school feeding of the municipality. Practical Implications: This is a spontaneous demand with impact on the social and economic area, and the estimated impact of this mid-term study, considering the combination of pre-established knowledge. Originality and contributions: The proposed process is appropriate to the school environment of the municipality, and when applied presents the specifications for measuring prepared foods and leftovers of school units. This instrument has the potential to contribute to the increase in the consumption of healthy meals and the reduction of wasted foods in the school system. These contributions adhere to action line 3: Competitiveness, Innovation and Entrepreneurship, not linked to the specific research project, as it is an isolated project. Technical / Technological Production: It’s part of the management process, belonging to the axis 1 - products and processes, which is characterized by the development of technical or technological product, which may or may not be protected. The process is applicable due to the agreement and participation of managers involved with school feeding, providing innovation and efficiency in the management of school feeding in the municipality.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13208
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