ANÁLISE MULTICRITÉRIO DOS RECURSOS DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL EM RELAÇÃO À EFICIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Lato Sensu
PNAP
Polos UAB
Análise multicritério
Instituição de ensino superior
Avaliação
Ensino à distância
Public policies of education
UAB poles
Multicriteria analysis
Pinheiro, Flavia Helena Batista de Oliveira | Posted on:
2019
Abstract
Objetivo do trabalho: Ainda que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior regulamente os requisitos para criação e manutenção de polo considerando itens de caráter de qualidade e quantidade, a abordagem da comparação do percentual de alunos concluintes em relação aos indicadores de qualidade dos polos é relevante para complementar o relatório de avaliação dos polos. Esta dissertação investiga se os polos com melhor estrutura são mais propensos a formar mais alunos e se os polos de apoio são essenciais para assegurar a eficiência na Educação a Distância. Visto que a avaliação do desempenho dos cursos é orientada pelo percentual de alunos concluintes, esta dissertação tem o objetivo de verificar a existência de correlação entre o percentual de alunos concluintes por Instituição de Ensino Superior e a estrutura dos polos ofertantes.
Procedimentos/Método para a solução do problema:
Foram utilizados os dados dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, informados no “Instrumento de avaliação de polos”, que consiste em um relatório apresentado ao Ministério da Educação disponível no SisUAB (plataforma de suporte para a execução, acompanhamento e gestão de processos da Universidade Aberta do Brasil). Estes dados foram modelados e submetidos ao software PRADIN, que é um Programa para Apoio à tomada de decisão baseada em Indicadores, que consolidou o Índice Multicritério para posteriormente correlacionar com o percentual de alunos concluintes (Índice de Titulação).
Resultados:
Foram identificadas as estruturas dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, mensuradas em indicadores multicritérios e correlacionadas ao percentual dos alunos concluintes nos cursos Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Foi observado que os polos que apresentam maior valor no Indicador Multicritério da estrutura dos polos não correspondem aos polos que apresentam maior valor no Índice de Titulação (percentual de alunos concluintes). Então, foi verificada a existência de correlação por meio do coeficiente de Pearson e constatou-se que a estrutura de um polo não impacta na quantidade de egressos dos Cursos de Gestão estudados, não sendo os polos de apoio essenciais para assegurar a eficiência na Educação a Distância.
Implicações práticas:
A lacuna percebida é que, segundo a teoria, a Educação a Distância precisa de suporte físico, o qual é atribuído a expectativa ao polo de apoio presencial. Porém foi constatado que o papel do polo de apoio presencial não é determinante na eficiência da Educação a Distância nos cursos de especialização do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, no que tange à quantidade de alunos concluintes. O impacto é a possibilidade de os recursos econômicos e financeiros destinados à sua manutenção e estruturação poderem ser destinados a outras políticas públicas de educação para esta modalidade como capacitação dos profissionais docentes, aperfeiçoamento e atualização do conteúdo didático, bem como uma possível reestruturação destes cursos.
Originalidade e contribuições:
A pesquisa realizada é inédita e contribui com a possibilidade de novos arranjos na Educação a distância, porque embora na teoria exista indícios de que o polo de apoio presencial seja indispensável para esta modalidade, este estudo é um exemplo de que não é possível generalizar. Realizado o estudo sobre os dados de 452 polos, dos três cursos, extraídos de fontes formais, compuseram um relatório técnico conclusivo de dispensa de polos de apoio presencial para estes cursos, o que indica atenção às demais vertentes como investimento nos profissionais docentes e no conteúdo didático. Essas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico‐tecnológica: LACT 1 – Estratégia, Governo e Desenvolvimento e com o grupo de pesquisa NEFES (Núcleo de Estudos Fronteiriços em Estratégia e Sociedade).
Produção Técnica/Tecnológica:
A confirmação da dispensa de polo de apoio presencial para cursos na modalidade a distância é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processos de Gestão pertencente ao EIXO 1 – Produtos e Processos. A decisão apresenta aplicabilidade com a deliberação dos gestores educacionais e reestruturação das demais vertentes da Educação a Distância. A inovação pode ser percebida na revisão do paradigma em está consolidada a teoria de que o polo de apoio presencial é fundamental para a eficiência na Educação a Distância, entretanto os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde apresentaram resultados contrários. A produção classifica-se como baixa complexidade por ser o resultado desenvolvido por meio de conhecimento existente e sem necessidade de participação de diferentes atores.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
PINHEIRO, Flavia Helena Batista de Oliveira. Análise multicritério dos recursos dos polos de apoio presencial em relação à eficiência das instituições de ensino superior. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
Políticas públicas de educaçãoLato Sensu
PNAP
Polos UAB
Análise multicritério
Instituição de ensino superior
Avaliação
Ensino à distância
Public policies of education
UAB poles
Multicriteria analysis
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: