PROGRAMA DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL EM GESTÃO DE PROJETOS PARA INCUBADORAS DE EMPRESAS
Jogos de empresas
Incubadoras
Gerenciamento de projeto
Gestão
Projeto
Incubadoras de empresas
Project management
Business games
Incubators
Souza, Humberto Reis dos Santos | Posted on:
2019
Abstract
Objetivo do trabalho: visto que o gerenciamento de uma empresa incubada apresenta certa similitude com o gerenciamento de um projeto (SILVA et al., 2012), há que se considerar as potencialidades que um programa de aprendizagem vivencial em gestão de projetos, que utiliza um jogo de empresas para a formação de gerentes de empresas incubadas, pode oferecer. Desse modo, o objetivo geral do estudo é analisar as contribuições e os fatores limitantes da aplicação do Programa de Aprendizagem Vivencial em Gestão de Projetos para Incubadoras de Empresas.
Método para a solução do problema: a pesquisa classifica-se como qualitativa e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos, orienta-se como pesquisa participante e de levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gerentes de incubadoras e aos participantes da vivência. Os roteiros das entrevistas foram estruturados a partir do modelo lógico de Kriz e Hense (2006), das áreas de conhecimento em gestão de projetos (PMI, 2017) e avaliados por especialistas considerando o fator Alfa de Cronbach. A construção do material didático e do enredo do jogo de empresas seguiu o modelo lógico de Kriz e Hense (2006) e o modelo ADDIE. Ainda, para construção do material didático e para as análises, foi utilizado o método AHP com especialistas em jogos de empresas e com os gerentes das incubadoras. A análise concomitante dos dados seguiu o aporte teórico, o modelo lógico de Kriz e Hense (2006), a avaliação AHP, a fase de avaliação do modelo ADDIE e o modelo de Kirkpatrick.
Resultados: o programa permitiu a vivência em gestão de projetos que ultrapasse os limites do planejamento envolvendo a tomada de decisão sob risco e incerteza e consequente percepção das relações de causa e efeito, bem como, a transposição da teoria à prática. A avaliação do conceito, design e aplicação do programa apresentou qualidade satisfatória segundo o modelo lógico de Kriz e Hense (2006). O estudo apresenta indícios das relações existentes entre gestão de projetos e o processo de incubação. Como limitações, observa-se que a relação entre gestão de projetos e a gestão de uma empresa incubada não foi claramente evidenciada por todos os participantes da vivência. Fatores associados ao tempo de aplicação, material didático e funcionamento do simulador também apresentam-se como desvantagens durante a aplicação.
Implicações práticas: a aplicabilidade do programa apresenta-se satisfatórias evidenciando as relações entre gestão de projetos e o processo de incubação, embora não percebidas por todos os participantes. Entretanto, o programa contribui à formação de gerentes de empresas incubadas para enfrentar as dificuldades na gestão de um projeto desse tipo. O modelo pode ser utilizado para adaptação do programa em outras incubadoras.
Originalidade e contribuições: o estudo apresenta relações entre o processo de gerenciamento de projetos e o processo de incubação, contribuindo para a escassa literatura sobre essa integração. Ademais, a aplicação do programa evidencia essas relações em um ambiente vivencial por meio de um jogo de empresas – inovação não encontrada na literatura por esta pesquisa. Dentro do PPGA, o estudo está associado diretamente à terceira linha cientifico/tecnológica aliando gestão de projetos, empreendedorismo e inovação.
Produção tecnológica: estrutura-se um programa de aprendizagem vivencial em gestão de projetos no contexto de incubação. Dentre os produtos tecnológicos do Qualis apresentado pela CAPES, classifica-se no Eixo 2 “Formação”, por criar uma atividade de capacitação em diferentes níveis, evidenciando, assim, a aplicabilidade da produção tecnológica no contexto de incubadoras.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SOUZA, Humberto Reis dos Santos. Programa de aprendizagem vivencial em gestão de projetos para incubadoras de empresas. 2019. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
Gestão de projetosJogos de empresas
Incubadoras
Gerenciamento de projeto
Gestão
Projeto
Incubadoras de empresas
Project management
Business games
Incubators
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: