Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13222
Title: Nutriquim: um jogo didático que articula tabela periódica, nutrição e saúde
Authors: Rodrigues, Marcela de Mattos Mendonça Lemos
metadata.dc.contributor.advisor: Chacon, Eluzir Pedrazzi
metadata.dc.contributor.members: Chacon, Eluzir Pedrazzi
Guimarães, Pedro Ivo Canesso
Messeder, Jorge Cardoso
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: RODRIGUES, Marcela de Mattos Mendonça Lemos. Nutriquim: um jogo didático que articula a tabela periódica, nutrição e saúde. 2019. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2019. Inclui produto educacional em anexo com 52f.
Abstract: Com o intuito de ajudar na avaliação do conteúdo da Tabela Periódica e articulá-lo a Nutrição e a Saúde, foi desenvolvido e aplicado um recurso didático intitulado “Nutriquim” que faz parte do produto educacional dessa Dissertação. É um jogo de tabuleiro que busca associar conteúdos sobre a Tabela Periódicas e os biológicos para entendimento sobre como manter a saúde do homem, permitindo a construção dos conhecimentos durante as jogadas. O recurso foi aplicado em três escolas de Niterói, sendo duas particulares e uma pública, para 77 alunos da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio e mostrou-se ser um método alternativo para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Tabela Periódica, podendo ser usado para avaliação do conhecimento acerca desse conteúdo. O jogo propicia sessões de feedback sobre o assunto ministrado, proporcionando ao professor verificar possíveis dúvidas e erros conceituais. Possibilita também a cooperação entre indivíduos para solucionar problemas de saúde do jogo que estão atrelados ao cotidiano, alertando-os sobre a importância da alimentação para ter uma vida saudável. O produto educacional desenvolvido nessa pesquisa é um Caderno Didático que mostra o passo a passo do desenvolvimento do jogo didático elaborado.
metadata.dc.description.abstractother: In order to help evaluate the content of the Periodic Table and articulate it to Nutrition and Health, a didactic resource called “Nutriquim” was developed and applied as part of the educational product of this dissertation. It is a board game that seeks associated contents in the Periodic Table and biological ones to understand how to maintain human health, allowing the construction of knowledge during the plays. The resource was applied in three schools of Niterói, being two privates and a public one, for 77 students of the 1st and 3rd grades of High School and displayed as an alternative method for the teaching-learning process of the Periodic Table used to evaluate knowledge about this content. The games provides feedback sessions on the subject taught, using the teacher to check for possible doubts and conceptual errors. It also enables cooperation between individuals to solve in-game health problems that are related to daily life, alerting them about the importance of eating for a healthy life. The educational product developed in this research is a Didactic Notebook that shows the step by step of the development of the elaborated didactic game.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13222
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Marcela Mattos.pdf4.6 MBAdobe PDFView/Open
Produto Marcela Mattos.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons