A JAGUAR LAND ROVER E A FINANCEIRIZAÇÃO: O REPOSICIONAMENTO DO GRUPO A PARTIR DO CONTROLE DA TATA MOTORS
Indústria automobilística
Sociologia econômica
Jaguar Land Rover
Gestão
Mercado financeiro
Administração de empresa
Financialization
Economic sociology
Market
Conception of control
Auto industry
Souza, Luiz Henrique Cirne de | Posted on:
2019
Abstract
Analisar o processo de financeirização no grupo automotivo Jaguar
Land Rover . No mercado atual, observa se a predominância de um estereótipo da lógica
financeira na gestão das corporações do ramo automobilístico, com uma tendência de
valorização do capital via mercado financeiro em detrimento da valorização do capital via
produção.
Procedimentos/Método para a solução do problema:
Este estudo caracteriza se como uma
pesquisa qualitativa e explicativa, já que compreende um grupo social e a ocorrência de um
fenômeno . Para a análise de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo com a
utilização de cinco categorias de análise, pois favorece a classificação de elementos e o
agrupamento das evidências por similaridade. Tendo em vista o deslocamento do setor
automotivo para o processo de financeirização tem se a predominância de práticas de gestão
que priorizam os tradicionais instrumentos de controle da lógica financeira. Nesse contexto, o
g rupo Jaguar Land Rover sofre mudanças para permanecer competitivo em decorrência das
novas concepções de controle vigentes. Observado esse contexto, a presente pesquisa realizou
um estudo de caso no grupo JLR. Para tal, a metodologia utilizada como forma de coleta de
dados é a técnica de análise documental. Esta foi efetuada em relatórios anuais da montadora,
em relatórios financeiros da Holding Tata Motors , em sites especializados do mercado
financeiro e da própria montadora.
Resultados:
Constatou se, a partir dessa pesquisa , que o Estado teve papel central na
promoção do mercado e da indústria automotiva indiana. Também, verificou se que o grupo
Jaguar Land Rover (JLR) é um caso particular quanto ao estereótipo que caracteriza o
fenômeno da financeirização . Sobre a ótica da sociologia econômica, corrente teórica que
embasa esse estudo, evidencia se que o grupo Tata Motors Limited (TML), tomou uma
decisão estratégica, que foi “divisora de águas” em sua trajetória, ao adquirir o grupo JLR,
quando ela avança de um estágio de incumbente no mercado nacional para um estágio de
desafiante no mercado internacional das indústrias automobilísticas. Ou seja, a TML sai de
um contexto de atuação local no mercado para um contexto de atuação global.
Implicações práticas:
Evidenc iou se a necessidade de compreender as implicações desses
desdobramentos para os estudos sobre variedades de capitalismo, por considerar um novo
momento da indústria automobilística, uma vez que esta sofre a influência de fatores culturais,
políticos, geog ráficos, históricos e outros. As evidências encontradas nessa pesquisa refletiram
os impactos gerados pelo fenômeno econômico social financeirização nas estruturas e formas
de gestão das empresas. Além disso, verificou se um deslocamento do eixo produtivo do
mercado consumidor do setor automotivo para a região asiática, dominada por um capitalismo
com características distintas do continente americano, por exemplo.
Originalidade e contribuições:
Através dessa pesquisa busc ou se compreender um
fenômeno que se faz presente e tem consequências para toda a sociedade. Desse modo, esse
trabalho tem sua importância, também, pela carência de demais pesquisas que abordem o
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fenômeno da
fenômeno da financeirizaçãofinanceirização na na Jaguar Land RoverJaguar Land Rover, grupo este que ainda não conta com , grupo este que ainda não conta com investigainvestigações acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem ções acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a Jaguar Land RoverJaguar Land Rover.. OOs resultados aqui encontrados ts resultados aqui encontrados têmêm aderência aderência àà linha de pesquisa 1 linha de pesquisa 1 –– “Organização e “Organização e Sociedade”, ao Sociedade”, ao terem demonstrado terem demonstrado dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, formatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo eformatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo e seusseus desdobramentodesdobramentos. Além s. Além de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais. de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais.
Produção Técnica/Tecnológica:
Produção Técnica/Tecnológica: O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa constituiconstitui--se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma de dados sobre a de dados sobre a indústria automobilística brasileira, conhecida por indústria automobilística brasileira, conhecida por Brazilian Research in Auto IndustryBrazilian Research in Auto Industry (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq eDesenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq e coordenado coordenado pelo Prof. pelo Prof. Raphael Jonathas da Costa LimaRaphael Jonathas da Costa Lima--UFF/VRUFF/VR. . O presente estudo enquadraO presente estudo enquadra--se no eixo se no eixo quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços técnicos como produção do conhecimento.técnicos como produção do conhecimento. Quanto à aplicabilidadeQuanto à aplicabilidade,, este trabalho apresenta este trabalho apresenta um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria automobilística e da automobilística e da financeirizaçãofinanceirização, alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à , alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à inovação, inovação, eleele traz o traz o ggrupo rupo aautomotivo utomotivo Jaguar Land RoverJaguar Land Rover e seue seu comportamento diante do comportamento diante do fenômeno econômicofenômeno econômico--social social financeirizaçãofinanceirização. Quanto à complexibilidade. Quanto à complexibilidade,, essa pesquisaessa pesquisa reúne reúne um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em relatórios complexos, complementando pesquisas antrelatórios complexos, complementando pesquisas anteriores e fornecendo conteúdo útil para eriores e fornecendo conteúdo útil para novas pesquisas. novas pesquisas.
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Document type
DissertaçãoSource
SOUZA, Luiz Henrique Cirne de. A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
FinanceirizaçãoIndústria automobilística
Sociologia econômica
Jaguar Land Rover
Gestão
Mercado financeiro
Administração de empresa
Financialization
Economic sociology
Market
Conception of control
Auto industry
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