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Title: Procedimento de análise e avaliação para mestrados profissionais
Authors: Souza, Maria Clara Martins de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Murilo Alvarenga de
metadata.dc.contributor.advisorco: Garcia, Pauli Adriano de Almada
metadata.dc.contributor.members: Abdalla, Márcio Moutinho
Paixão, Roberto Brazileiro
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, Maria Clara Martins de. Procedimento de análise e avaliação para mestrados profissionais. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Abstract: Título: Procedimento de análise e avaliação para Mestrados Profissionais Objetivo do trabalho: Diante do crescimento do número de mestrados profissionais e das mudanças na avaliação dos mesmos bem como das expectativas de mérito nas dimensões acadêmico, social e econômico, o objetivo desta pesquisa é propor um procedimento de análise e de avaliação articulado para Mestrados Profissionais da área de ACT (Administração Pública e de Empresas, Ciência Contábeis e Turismo). Para alcançar o objetivo principal são estabelecidos objetivos específicos descritos a seguir: Identificar a rede de colaboração dos Mestrados Profissionais da área ACT; aplicar o conceito da Análise Envoltória de Dados Profile nos Mestrados Profissionais da área de ACT; Analisar a eficiência dos Mestrados Profissionais da área de ACT por meio do perfil científico e do perfil tecnológico considerando a rede de colaboração. Procedimentos/Método para a solução do problema: a abordagem utilizada na pesquisa foi quantitativa analisando os mestrados profissionais na área de ACT avaliados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no quadriênio de (2013-2016) e com nota superior a 3 e que possuíram alunos concluintes no quadriênio. Foi realizada uma comparação dos resultados obtidos por meio de análise DEA (Análise Envoltória de Dados) convencional e análise DEA Profile para analisar a eficiência dos MP (Mestrados Profissionais) da área de ACT por meio do perfil científico e do perfil tecnológico considerando a rede de colaboração e identificando ineficiências em nos recursos dos programas. Após as análises DEA foi realizado testes estatísticos para verificar se haveria diferença estatística dos resultados encontrados com a nota obtida na avaliação quadrienal da CAPES. Resultados: avaliação dos mestrados profissionais ainda é muito próxima da avaliação acadêmica e, como os programas têm a avaliação CAPES como principal direcionador estratégico, os resultados de produção acadêmica ainda são similares aos dos programas acadêmicos. São necessárias mudanças mais significativas na avaliação que impactem principalmente na produção e avaliação discente e que esses quesitos tenham peso significativo na avaliação. A pesquisa colabora para a busca de melhoria da qualidade educacional dos MP e apresenta resultados relacionados ao tripé qualidade, pertinência e avaliação institucional. Sugere-se aos MP elaborar estratégias para melhor aproveitamento das dissertações para que estas possam resultar em produções. Produções acadêmicas com outros MP são sugeridas e incentivadas uma vez que estas podem colaborar não somente para o aumento da produção, mas também para o item de inserção social, ambos avaliados pela CAPES. Embora o principal direcionador de estratégias e ações para os MP seja avaliação da CAPES, a importância e aplicabilidade dos produtos tecnológicos para inovação e desenvolvimento dos MP e dos discentes é reforçado nesta pesquisa Implicações práticas: o impacto desta pesquisa é diretamente relacionado com os coordenadores de mestrado profissionais. O procedimento proposto deve auxiliar os coordenadores a elaborar estratégias, alocar melhor os recursos dos mestrados profissionais e melhorar sua eficiência. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam nortear nos esforços estratégicos dos programas. Originalidade e contribuições: o procedimento proposto tem o potencial de contribuir na identificação de mestrados benchmarking, na realocação e melhoria de recursos e na elaboração de estratégias e de metas dos mestrados profissionais, principalmente em relação à produção acadêmica, de acordo com os principais critérios da CAPES. Essas contribuições têm aderência com as linhas de atuação científico-tecnológica do programa, sendo elas: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo e Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado. Produção Técnica/Tecnológica: O procedimento proposto é o principal produto tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como protocolo tecnológico pertencente ao EIXO 1 – Produtos e Processos. O procedimento apresenta aplicabilidade para coordenadores de programas de mestrado profissional. Apesar de desenvolvido para um público específico, o procedimento é replicável. O procedimento produz conhecimento por meio de técnicas já conhecidas, que porém, se utilizadas em conjunto, apresentam uma proposta diferente, replicável e capaz de gerar resultados. Por fim, o estudo apresenta média complexidade, mesmo envolvendo diversos atores, pois todos os dados utilizados na pesquisa são de domínio público.
metadata.dc.description.abstractother: Title: Proposal of an analysis and evaluation procedure for Professional Master's Degrees Objective: In view of the growing number of professional masters degrees and changes in their evaluation, as well as the expectations of merit in the academic, social and economic dimensions, the objective of this research is to propose an analysis and evaluation procedure for Professional Masters Degree from the ACT (Public and Business Management, Accounting and Tourism) area. To achieve the main objective, the following specific objectives are established: Identify the collaboration network of the ACT; Apply the concept of Data Envelopment Analysis (DEA) Profile in the MP of the ACT area; Analyze the efficiency of the MP of the ACT area through a scientific profile and a technological profile including the collaboration network. Procedures/Problem solving method: the approach used in the research was quantitative one through a non-probabilistic intentional sample of professional masters degree in the area of ACT evaluated by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education ) in the quadrennium of (2013-2016) and with a grade higher than 3. A comparison of the results obtained through conventional DEA analysis and DEA Profile analysis was performed to analyze the efficiency of the MP (Professional Masters Degrees) in the ACT area through the scientific and technological profile including the collaboration network and identifying inefficiencies in program resources. After DEA analyzes, statistical tests were performed to verify if there has been a statistical difference in the results when compared with the grade obtained in the CAPES evaluation. Results: Professional masters degree evaluation is still very similar to academic evaluation. Once the programs have CAPES evaluation as the main strategic driver, the results of academic production are still similar to those of academic programs. More significant changes in assessment are required in order to mainly impact on student production and assessment. These requirements have significant weight in the assessment. The research collaborate in the search for improvement of the MP’s educational quality and show results related to the tripod quality, relevance and institutional evaluation. It is suggested that the MPs elaborate strategies for better use of their dissertations so that these may result in productions. Academic productions with other MPs is suggested and encouraged once it can contribute not only to the increase of production, but also to the social inclusion item, both evaluated by CAPES. Although the main driver of strategies and actions for MPs is CAPES evaluation, the importance and applicability of technological products for innovation and development of MP and students is reinforce in this research. Practical implications: The impact of this research is directly related to the professional masters coordinators. The developed technological protocol should help coordinators elaborate strategies, better allocate professional masters resources and improve their efficiency. The results of this research are expected to guide the strategic efforts of the programs. Originality and contributions: the proposed procedure has the potential to contribute to the identification of benchmarking masters, to the reallocation and improvement of resources and to the elaboration of strategies and goals of professional masters, mainly in relation to academic production, according to CAPES main criteria. These contributions adhere to the program’s scientific-technological lines: Competitiveness, Innovation and Entrepreneurship and Operations Administration and Integrated Logistic Support. Technical/Technological Production: the proposed procedure is the main technological product derived from the study. It fits as a technological protocol belonging to AXIS 1 - Products and processes. The procedure is applicable to professional master program coordinators. Although developed for a specific audience, the procedure is replicable. The procedure produces knowledge through techniques already known, but if used together, they present a different proposal, replicable and capable of generating results. Finally, the study presents medium complexity, despite involving several actors, all data used in the research is in public domain.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13228
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