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Title: Estabelecimento de boas práticas na gestão dos recursos de assistência estudantil numa autarquia federal de ensino com base na análise de eficiência
Authors: Alvim, Ana Cristina Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, Pauli Adriano Almada
metadata.dc.contributor.members: Motta, Gustavo da Silva
Rocha, Henrique Martins
Issue Date: 2019
Citation: ALVIM, Ana Cristina Ribeiro. Estabelecimento de boas práticas na gestão dos recursos de assistência estudantil numa autarquia federal de ensino com base na análise de eficiência. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Abstract: Título: Estabelecimento de boas práticas na gestão dos recursos de assistência estudantil numa autarquia federal de ensino com base em análise de eficiência Objetivo do trabalho: Com a crescente demanda por eficiência na gestão dos recursos públicos, o presente trabalho tem por objetivo geral estabelecer as boas práticas utilizadas pelos gestores de recursos do programa de assistência estudantil das unidades acadêmicas consideradas mais eficientes na autarquia federal de ensino em questão. Como objetivos específicos tem-se: (i) identificar os indicadores de desempenho para as ações de assistência estudantil; (ii) verificar quais unidades acadêmicas são as mais eficientes; (iii) das unidades consideradas benchmarks, identificar as boas práticas de gestão dos recursos destinados ao apoio estudantil; (iv) estabelecer diretrizes de melhorias para as unidades consideradas menos eficientes. Procedimentos/Método para a solução do problema: Para alcançar os objetivos deste estudo, primeiramente foram identificados, por meio de análise bibliográfica e documental, os indicadores a serem considerados para a análise de eficiência das unidades acadêmicas. A partir desta identificação, utilizou-se um modelo de análise por envoltória de dados (DEA) para identificar as unidades benchmarks, considerando o período de 2013 a 2017 nesta análise. A partir da identificação das unidades mais eficientes, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas junto aos gestores dos recursos destinados para a assistência estudantil. Considerando-se as respostas aos questionamentos, obtidas por meio de entrevista, e realizando-se uma análise de conteúdo, buscou-se identificar as boas práticas utilizadas por estes gestores. Resultados: Dos seis campi considerados, dois apresentaram eficiência média superior a 80%, considerando-se o período de 2013 a 2017. Com esta identificação foi possível conhecer as melhores práticas de gestão dos recursos da Assistência Estudantil, considerando-se todo o processo de concessão de benefícios do programa. Os principais resultados sugerem que (i) o planejamento sobre o quantitativo de bolsas e seus valores deve ter início tão logo a dotação orçamentária seja conhecida, para que o edital seja publicado até o primeiro dia letivo, (ii) é importante a utilização de software de apoio para gerar relatórios que contenham dados dos alunos beneficiados para agilizar a liberação das bolsas e (iii) os servidores envolvidos no processo de seleção de alunos e os que atuam em setores administrativos devem conhecer todo o processo de concessão de benefícios. Implicações práticas: O impacto desta pesquisa é a melhoria da eficiência na gestão dos recursos destinados à assistência estudantil das unidades acadêmicas do IF Sudeste MG. A partir do relato dos entrevistados, identificaram-se as boas práticas e foram propostas ações de melhoria para a gestão destes recursos vis a vis a eficiência em sua gestão. Originalidade e contribuições: O plano de ação sugerido é ímpar na instituição e contribui para o desenvolvimento de uma política baseada em eficiência, comum e integrada, podendo ser aplicado em organizações de ensino que possuam programa de assistência ao estudante e com estrutura similar. Ademais, almeja-se que este plano de ação possa contribuir para que os gestores tomem decisões pertinentes à melhoria contínua do desempenho na gestão dos recursos destinados a essa política pública de permanência e inclusão social. Produção Técnica/Tecnológica: O principal produto técnico/tecnológico resultante é o processo de gestão proposto para os envolvidos no gerenciamento dos recursos destinados à assistência estudantil. Considerado não patenteável, pertencente ao Eixo 1 - Produtos e Processos e possui aplicabilidade, pois foi elaborado tendo em vista as boas práticas de gestão e a identificação de pontos de melhorias. A inovação está caracterizada pelo fato da instituição não possuir um processo de gestão dos recursos destinados à assistência estudantil baseado em eficiência. Finalmente, tem alta complexidade pois para obtenção da proposta, diferentes atores, que têm independência na gestão de seus recursos, tiveram de ser envolvidos.
metadata.dc.description.abstractother: Title: Establishment of good practices for the student assistance resource management within of a federal educational institution, based on efficiency analysis. Aim: With the growing claim for efficiency in the public resources management, the present work has as its main objective to establish good practices that has been used by managers of resources of the student assistance program of the academic units considered to be the most efficient into the researched federal educational institution. The specific objectives are: (i) identifying the performance indicating for student assistance actions; (ii) verify which academic units are the most efficient; (iii) into the units considered to be benchmarks, identify the good practices of resource management for student assistance; (iv) establish improvement guidelines for the units considered to be less efficient. Procedures / Method for solving the problem: In order to try get the objectives of this study, first, through a bibliographic and documentary analysis, the indicators to be considered for the efficiency analysis of the academic units were identified. After this identification, a Data Envelopment Analysis model was used to identify the benchmark units, considering the period from 2013 to 2017. As of the identification of the most efficient units, semi-structured interviews were conducted with the resource managers for student assistance. Based on their answers to the questions jointly with a content analysis, sought to identify the good practices of them. Results: Into the researched Institution, six units were considered, two of them had an average of efficiency higher than 80%, considering the period from 2013 to 2017. With this identification, was possible to know the best practices in the student assistance resource management, considering the entire process of granting of the program benefits. The main results suggest that, first, the planning on the amount of scholarships and their values should start as soon as the budget allocation is known for the edict be published at the first school day. Second, the use of software is an importante support to criate reports that contain data about the benefited students to get faster the payment of scholarships and finally the federal employees involved in the students selection process and those working in administrative sectors should know the entire process of granting benefits. Practical Implications: The impact of this research is to improve the efficiency in the resources management of student assistance into the academic units of the researched Institution. Based on the answers from the interviews, good practices were identified and improvement actions were proposed for a better way to use these resources to upgrade the management of them. Originality and contributions: It is the only action plan in the researched Institution and can contribute to the development of a common, integrated and based on efficiency policy. It also can be applied in educational organizations that have a similar student assistance program. Moreover, it is intended that this action plan can contribute to the managers to make appropriate decisions to the continuous improvement of the performance in the management of resources destined to this public policy of abidance and social inclusion. Technical and Technological Production: The main resultant technical and technological product is the management process proposed for involved people in the managing of resources intended for student assistance. However, it is considered to be a non-patentable product that belongs to Axis 1 - Products and Processes. Its applicability is feasible since it is based on good management practices and in the identification of improvement points. Its novelty is characterized by the fact that the researched Institution does not have a management process to resources intended for student assistance based on efficiency. Finally, it is very complex because different acting, who have independence in the management of their resources, had to be involved to reach the proposal.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13241
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