PROPOSIÇÃO DE UM PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NAS ESCOLAS FEDERAIS
Educação profissional e tecnológica
Avaliação
Eficiência
Ensino técnico
Eficiência
Educação profissional
Technical courses
Efficiency
Professional and technological education
Assessment
Alves, Lays Bittencourt | Posted on:
2019
Abstract
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional teve início em 2009 e desde então cresce o protagonismo do ensino técnico, chegando a representar 76% dos cursos ofertados nas escolas federais, 41% deles na modalidade concomitante e subsequente. Ao contrário do que acontece no ensino superior, entretanto, há carência de mecanismos governamentais e da literatura que promovam o acompanhamento do desempenho dos cursos técnicos. No atual cenário recessivo brasileiro, faz-se imprescindível acompanhar os resultados advindos dos recursos investidos, de forma a melhorar sua aplicação. Diante dessa lacuna metodológica num horizonte de contingenciamento orçamentário, a presente pesquisa propõe um procedimento de avaliação da eficiência para as turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes oferecidos por escolas federais. A fim de propor o procedimento e demonstrar sua aplicabilidade, foi feita a análise de eficiência das turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes presenciais do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG.
Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo foi conduzido em oito etapas sequenciais: 1) revisão bibliográfica e contextualização, com a finalidade de enunciar o papel e a importância do ensino técnico no sistema educacional brasileiro, entender o contexto do campus no qual o procedimento foi aplicado, além de apresentar o que a literatura nacional e o Governo Federal já desenvolveram sobre a avaliação da eficiência do ensino técnico; 2) escolha da técnica para avaliar a eficiência das turmas de forma a selecionar a técnica mais adequada ao procedimento, com base na literatura e no contexto investigado; 3) definição das unidades para selecionar as turmas que foram objeto da análise; 4) definição das variáveis de entrada e de saída do procedimento, a partir de um processo de comparação entre os indicadores usados pela literatura e pelos órgãos governamentais, a compreensão do papel das escolas técnicas federais no país e o contexto investigado; 5) coleta dos dados por meio de levantamento em documentos institucionais, sistemas de gestão acadêmica e contato com os alunos formados; 6) definição do modelo da técnica a ser aplicado, com intuito de tratar os dados sobre sua lógica e verificar os resultados aplicados na prática; 7) proposição do procedimento de avaliação de eficiência, a partir da apresentação de um fluxo genérico da aplicação prática realizada; 8) verificação do procedimento proposto a partir de questionário aplicado ao Diretor Geral do campus Juiz de Fora.
Resultados: Foram identificados como apropriadas ao contexto institucional as seguintes variáveis: ‘Ingressantes’, ‘Vagas não ocupadas’, ‘Evasão %’, ‘Formados %’, ‘Índice de Sucesso da Turma’, ‘Coeficiente de rendimento acadêmico médio dos formados’. Também se identificou que a técnica mais adequada é a Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo CCR orientado a output com tratamento de outputs indesejáveis e restrição de pesos, que foi aplicada aos cursos técnicos do campus Juiz de Fora. Sendo assim, foi proposto um
procedimento de avaliação da eficiência para as turmas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes de escolas federais por meio de um fluxo genérico e da descrição de suas etapas. O procedimento proposto aplicado ao campus Juiz de Fora analisou 82 turmas de onze cursos técnicos, com entradas entre 2009 e 2016. Seis turmas foram consideradas 100% eficientes e, por isso, devem servir de benchmarks ou referências para as outras turmas consideradas ineficientes. Por fim, o procedimento foi considerado viável para aplicação pelo Diretor Geral do campus.
Implicações práticas: Caso seja implantado, o procedimento proposto tem potencial de implicar mudanças no ambiente do ensino técnico brasileiro, ao ser uma ferramenta de gestão da eficiência dos cursos e dos recursos investidos neles, que pode auxiliar a tomada de decisões gerenciais mais assertivas e fundamentadas. Esta produção impacta tanto a questão econômica e financeiramente a Instituição, ao racionalizar o uso dos recursos escassos, quanto socialmente, na medida em que a escola, a partir dos resultados obtidos, poderá trabalhar para melhorar a empregabilidade e a qualidade dos cursos, direcionando mais profissionais formados para o mercado de trabalho. Inclusive partindo de problemas institucionais previamente identificados como esse, o IF Sudeste MG estabeleceu convênio com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense para que seus servidores propusessem soluções para a instituição, como faz este trabalho.
Originalidade e contribuições: Entende-se que esta pesquisa é original e contribui com a gestão dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes no âmbito das unidades da Rede Federal, uma vez que há carência de trabalhos na literatura e de iniciativas institucionais e oficiais nesse sentido. Ao acompanhar os resultados produzidos pelas turmas dos cursos técnicos, a solução proposta pode colaborar para a melhoria da qualidade e do impacto econômico-social das escolas técnicas federais, em respeito aos princípios e diretrizes da Rede Federal, mesmo num momento de contingenciamento financeiro em virtude da crise econômica que atinge o país. A pesquisa possui aderência à linha de atuação científico-tecnológica LACT 2, de Estratégia e Operações e, portanto, vincula-se a projetos de apoio à decisão e avaliação de desempenho organizacional.
Produção Técnica/Tecnológica: O procedimento proposto para avaliar a eficiência de cursos técnicos concomitantes e subsequentes é o produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O modelo apresentado traz médio teor inovador, uma vez que combinou conhecimentos pré-estabelecidos, como o uso da Análise Envoltória de Dados, e propôs um procedimento novo, com criação de variável inédita, denominada ‘Índice de Sucesso da Turma’, capaz de refletir os principais objetivos da Rede Federal. Ademais, o resultado produzido pela pesquisa foi de média complexidade, já que resultou da associação de conhecimentos estáveis apreendidos no programa de mestrado e envolveu diferentes atores: o programa de mestrado foi o difusor do conhecimento enquanto o IF Sudeste MG foi o local de aplicação deste conhecimento.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
ALVES, Lays Bittencourt. Proposição de um procedimento para avaliação da eficiência de cursos técnicos nas escolas federais. 2019.179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Admistração)- Univerdade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019Subject(s)
Cursos técnicosEducação profissional e tecnológica
Avaliação
Eficiência
Ensino técnico
Eficiência
Educação profissional
Technical courses
Efficiency
Professional and technological education
Assessment
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: