Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13278
Title: Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
Authors: Belo, Caique Gomes Filadelpho
metadata.dc.contributor.advisor: Salles, Mara Telles
metadata.dc.contributor.members: Ferraz, Fernando Toledo
Farias Filho, Jose Rodrigues de
Issue Date: 2018
Citation: BELO, Caique Gomes Filadelpho. Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: O presente trabalho buscou analisar o atual contexto da indústria de refrigerantes brasileira, levantando os principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo tanto por fatores econômicos, como fatores de saudabilidade. Além disso, foram levantadas ações estratégicas das duas grandes empresas do setor que visam a adaptação dentro desse novo contexto. Para isso foi realizada a análise do cenário competitivo com base nas forças de Porter, foram levantados dados quantitativos da indústria por meio de fontes como ABIR e IBGE e dados qualitativos em relação aos motivos que levam os consumidores a mudarem seus hábitos de consumo. Os resultados apontam a crise econômica e a diminuição da renda disponível e fatores de conscientização na relação saúde e alimentação como principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo, fazendo com que os consumidores passem a consumir outras marcas ou outros produtos, e então é possível identificar medidas como aquisição de novas marcas e produtos e a adaptação de fórmulas dos produtos e do portfólio de embalagens oferecidas.
metadata.dc.description.abstractother: The main purpose of this study is to analyze the present context of the Brazilian soft drinks industry, bringing up the factors that causes the changes in the consumption habits, both for economic factors as health related factors. Furthermore, the study presents a discussion about some strategic actions of the two big companies in this sector and how they are adapting to this new scenario. To achieve this it was realized an analysis of the competitive environment with support of the Porters five forces theory, quantitative data about the industry were raised in sources like ABIR and IBGE and qualitative data about the reasons why the consumers are changing their habits. The results shows the economic crisis and the dwindling of income and also the awareness about the relation between feeding and health as the main factors which makes the costumers opt for another brand or products. Then is possible to identify actions like the acquisition of new brands and products, and the adaption of the products recipes and the packaging portfolio.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13278
Appears in Collections:TEP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final de Caique Gomes F. Belo.pdf980.54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons