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Title: Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras"
Authors: Romero, Avelino
metadata.dc.contributor.advisor: Abreu, Martha Campos
metadata.dc.contributor.members: Ana Maria Mauad De Sousa Andrade Essus, Gladys Viviana Gelado
Marcos Luiz Bretas, Maria Helena Rolim Capelato
Maria Verónica Secreto Ferreras
Issue Date: 2012
Abstract: O trabalho articula os campos da história, musicologia e crítica literária, reconhece o tango como fenômeno complexo – dança, música, poesia, memória e identidade social – e o problematiza como parte da cultura histórica argentina. Analisa relações entre tango, sociedade e política, mobilizando uma história social da cultura e uma história política, informadas pelas noções de memória social e de culturas políticas. Duas temáticas interrelacionadas – crise e identidade – sinalizam o tango como representação identitária e vivência estética das crises sociais, possibilitando analisar ações e valores compartilhados ou confrontados pelos sujeitos sociais, na interseção entre o tempo dos eventos e o das estruturas. Focando a cidade de Buenos Aires, os limites temporais são dados pelo “tango criollo” do princípio do século XX e o “tango nuevo” dos anos 50 e 60. A pesquisa ampla e diversificada de fontes inclui nas narrativas “tangueras” as chamadas “histórias do tango”, composições musicais, textos literários, testemunhos e memórias, analisados como uma rede intertextual que canoniza temas e objetos. Inicialmente, apresenta-se a “desmontagem” das narrativas produzidas por Carlos Vega, José Gobello e Horacio Ferrer, textos e autores significativos pela difusão e pelas instituições que fundaram. Em seguida, tensionando a temporalidade histórica, uma cronologia retrogradada demonstra as pressões do passado sobre o presente e analisa diversas conjunturas de crise e expansão, questionando marcos temporais e temas consagrados pela tradição narrativa: a “revolución piazzolleana” e a “desperonização” dos anos 50 e 60; da crise dos anos 30 à militância “tanguera” junto ao peronismo; identidades sociais e musicais nos anos 20; as “origens” do tango na Buenos Aires “finde- siècle”.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis articulates History, Musicology and Literary Criticism, recognizes tango as a complex phenomenon – as dance, music, poetry, social memory and identity – and questions it as part of Argentine historical culture. It analyses the relations between tango, society and politics, by recurring to a social history of culture and to a political history, enriched by notions of social memory and political culture. Two interrelated themes – crisis and identity – treat tango as an identitary representation and an aesthetic experience of Argentine social crisis, providing ways of analysing actions and values that are shared by social agents, by intersecting time of events and time of structures. Focusing on Buenos Aires city, the temporal limits are set from the “tango criollo” in the beginning of the 20th century to the “tango nuevo” of the 1950’s and 1960’s. The extensive and diversified research of fonts includes among the tango narratives the socalled “histories of tango”, musical compositions, literary texts, testimonies and memories, that are analysed as an intertextual net which fixes a canon of themes and objects. Firstly, some narratives produced by Carlos Vega, José Gobello and Horacio Ferrer are deconstructed. These are relevant texts and authors for their diffusion and for the institutions they have founded. Then, by tensing historical temporality, a retrograded chronology shows the press of past upon the present and analyses several conjunctures of crisis and expansion, questioning the temporal limits and consecrated themes: the “piazzollean revolution” of the 1950’s and 1960’s; from the crisis of the 1930’s to the approaching of “tangueros” to peronism; social and musical identity in the 1920’s; tango “origins” in Buenos Aires “fin-de-siècle”.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13285
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