Please use this identifier to cite or link to this item:
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13308
Title: | Sítio Ypê Amarelo: ComVivendo e construindo a transição agroecológica |
Authors: | Amaral, Yan Nascimento do |
metadata.dc.contributor.advisor: | Vieira, Alexandre José Firme |
metadata.dc.contributor.advisorco: | Coelho, Marco Antônio da Silveira |
metadata.dc.contributor.members: | Cavalcanti, Viviane Fernandez Cabral, Larissa Aparecida da Silva |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal Fluminense |
Citation: | Amaral, Yan Nascimento do. Sítio Ypê Amarelo: ComVivendo e construindo a transição agroecológica. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho tem como tema gerador o ambiente agrário. O estado do Rio de Janeiro possui diversos “ambientes agrários”, isto é, os diversos territórios e seus modelos de produção ali inseridos como o agronegócio (latifúndio, monocultura e exportação), aqueles que trabalham dentro da agroecologia (sistemas integrados, consciência social, equilíbrio ecológico -, os que estão em transição agroecológica. Nesse contexto, trabalhara com a agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária. O trabalho trata da construção do saber agroecológico e do saber próprio dentro desse ambiente ilustrado explorando os percalços da transição agroecológica, o mesmo tem em seu cerne as trocas de saberes que estão ligadas aos mais diversos atores, tendo como recorte nesse estudo o papel do Núcleo Pacha Mama (NPM) da Universidade Federal Fluminense fomentando a comunicação numa abordagem Freiriana sendo um estudo de caso com base na assessoria feita no sítio Ypê Amarelo, que em paralelo vive a transição agroecológica que investiga a gestão. O trabalho têm como metodologias uma revisão bibliográfica sobre o tema tratado e área de estudo, visualização da área com software de observação por imagens de sensoriamento remoto, entrevistas, visitas de campo no lote,o ComViver - metodologia desenvolvida pelo NPM - e análise de conteúdo de material dos outros ComViver que ocorreram no Assentamento Rural Fazenda Engenho Novo, possuindo desta forma, levantamento de dados de fonte primária e de fonte secundária. |
metadata.dc.description.abstractother: | The present work has as generative theme the agrarian environment. The state of Rio de Janeiro has several "agrarian environments", that is, the various territories and their production models inserted therein as agribusiness - plantation and export -, those working within agroecology - integrated systems, social consciousness, ecological balance -, those that are in agroecological transition. In this context, this work treats with family agriculture and agrarian reform settlements. The work will deal with the construction of agroecological knowledge and self-knowledge within this illustrated environment exploring the mishaps of the agroecological transition. It also has at its core the exchanges of knowledges that are linked to the most diverse actors, with as a cut in this study the role of the Nucleus Pacha Mama (NPM) of the Fluminense Federal University promoting communication in a Freire approach, being a case study based on the advisory in the Ypê Amarelo site, which in parallel lives the agroecological transition that investigates the management. The work has as methodologies a bibliographical review on the treated subject and area of study, visualization of the area with observation software by remote sensing images, interviews, field visits in the lot, - methodology developed by NPM - and content analysis of material of the other ComViver that occurred in the Rural Settlement Fazenda Engenho Novo, having in this way, data collection of primary source and secondary source. |
URI: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13308 |
Appears in Collections: | GCB - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UFF_yan_tcc.pdf | TCC Yan | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License