Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13318
Title: Proposta de ferramentas para otimização de processos na gestão universitária pública
Authors: Py, Roni Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Meza, Edwin Benito Mitacc
metadata.dc.contributor.advisorco: Vianna, Dalessandro Soares
metadata.dc.contributor.members: Meza, Edwin Benito Mitacc Meza
Vianna, Dalessandro Soares
Vianna, Marcilene de Fátima Dianin
Moreira, Marcos Antônio Cruz
Rocha, Danilo Artigas da
Issue Date: 2020
Citation: Py, Roni Gonçalves. Proposta de ferramentas para otimização de processos na gestão universitária pública. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2020.
Abstract: Sendo a educação um poderoso instrumento de formação e desenvolvimento social, as instituições públicas de ensino superior desempenham importante papel no desenvolvimento da região onde se localizam. Contudo, nem sempre os recursos financeiros disponibilizados são suficientes para atender à sociedade com a excelência desejada pelo gestor. Assim, esta pesquisa objetiva propor soluções para auxiliar a tomada de decisão ao gestor da instituição estudada. As soluções propostas concentram-se nas áreas de logística e de alocação de salas. Na área de logística, foi estudado o problema de transporte de documentos entre as unidades acadêmicas da instituição, distribuídas por vários municípios do interior do estado do Rio de Janeiro; após aplicação dos conceitos Lean, em conjunto com o método Milk Run, foram apresentadas novas alternativas de roteamento, definidas com uso dos métodos AHP e Grey System, trazendo melhorias e redução do desperdício de recursos. Na área de alocação de salas, inicialmente foram elencados vários trabalhos publicados sobre o Problema de Alocação de Salas (PAS), além de descrever as principais características do problema e os principais autores; uma das conclusões da pesquisa foi de que cada instituição de ensino apresenta particularidades no que se refere à alocação de salas, o que dificulta encontrar uma solução definitiva universal. Por isso, foi proposto um modelo matemático para alocação de salas exclusivamente no Instituto de Ciência e Tecnologia, Unidade Acadêmica da Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras, analisando suas características e expectativas, a fim de otimizar seu processo semestral de alocação de salas. O modelo matemático foi elaborado e implementado, foram realizados testes com resultado satisfatório, reduzindo o tempo necessário ao processo de alocação realizado pela Direção da Unidade.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13318
Appears in Collections:MESC - Dissertações - Rio das Ostras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Roni.pdfProposta de ferramentas para otimização de processos na gestão universitária pública3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.