• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
ENAPHEM 2014_DASSIE_COSTA.pdf (229.0Kb)

Sim
Collections
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
DOM IRENEU PENNA: INTELECTUAL, MONGE, PROFESSOR E EDUCADOR MATEMÁTICO
Dassie, Bruno Alves et al. | Posted on: 2014
Abstract
Nosso objetivo neste texto é apresentar a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou o ensino de matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, a partir das propostas de Georges Papy, no final da década de 1960. Estabelecemos relações que compõem a rede social na qual Dom Ireneu esteve inserido que estão associadas diretamente a reforma encabeçada por este monge na referida instituição durante o Movimento da Matemática Moderna. Não pretendemos aqui apresentar apenas traços de uma biografia de Dom Ireneu. Mas tampouco podemos compreender a mudança ocorrida no Colégio São Bento sem analisar seu mentor. Parece-nos difícil entender o conjunto de ideias e ideais que levaram o Colégio de São Bento a se embrenhar pelos caminhos de uma reformulação de seu ensino de matemática, na década de 1970, sem tentar compreender o significado de tal impacto para o desenvolvimento pessoal deste indivíduo, para seu desenvolvimento como professor, como educador, como filósofo, como indivíduo atuando em uma micro-sociedade, em uma determinada época. Entre as principais fontes utilizadas neste trabalho encontram-se o arquivo pessoal de Dom Ireneu, depoimentos e periódicos dos movimentos católicos da época.
[Texto sem Formatação]
Author
Dassie, Bruno Alves
Costa, Letícia Maria Ferreira da
Document type
Anais de Evento
Note
11p. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/enaphem/anais ISBN 978-85-99703-78-6
Source
DASSIE, B. A.; COSTA, L. F. Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias - a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 1186-1196.
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1338
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram