A POPULARIZAÇÃO DO CAPITALISMO FLEXÍVEL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE DA CORRERIA
Capitalismo flexível
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Neoliberalismo
Capitalismo
University of Correria
Flexible capitalism
Neoliberalism
Entrepreneurship
Marins, Maria Raquel da Rocha | Posted on:
2019
Abstract
A presente pesquisa analisa as postagens da Universidade da Correria em seus perfis do Facebook e do Instagram com o objetivo de verificar de que maneira esses atores sociais dialogam, se comportam e se engajam diante dessa ideologia neoliberal que se apresenta a partir da cultura empreendedora. A hipótese é a de que houve popularização do capitalismo flexível. No ano de 2013 foi criada a Universidade da Correria, cujo objetivo é estimular os jovens da periferia a criarem e gerirem o seu próprio negócio. O idealizador do projeto, Anderson França, define o empreendedorismo como um ato de resistência. Por outro lado, percebemos, por meio desse movimento, que se coloca como uma alternativa que não exige um nível superior, não tem carteira assinada, como uma forma de engajar os indivíduos nesse novo capitalismo, o flexível. Esse novo capitalismo apresenta uma nova cultura e dissemina as práticas neoliberais, popularizando essas práticas e culminando em uma nova forma dos indivíduos enxergarem o empreendedorismo, que vai além da vocação ou necessidade, passando a ser uma visão de mundo, os transformando em sujeitos empresariais
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Universidade da CorreriaCapitalismo flexível
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Neoliberalismo
Capitalismo
University of Correria
Flexible capitalism
Neoliberalism
Entrepreneurship
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